null: nullpx
saúde-Tasaudavel

10 dicas para gostar mais de praticar exercícios: jogos para treino, metas possíveis e mais

Desde jogos feitos para treinos até tipos específicos de exercícios e equipamentos divertidos, é possível, sim, ter mais prazer na hora de fazer atividades físicas
Publicado 5 Abr 2022 – 01:37 PM EDT | Atualizado 5 Abr 2022 – 01:37 PM EDT
Compartilhar
Default image alt
- Crédito: DisobeyArt/iStock

Manter exercícios físicos na rotina é o conselho de muitos especialistas quando o assunto é manter a saúde em dia em todos os sentidos, mas, para quem não tem o hábito ou passou muito tempo o encarando como forma de “punição” no contexto de emagrecimento, isso não é fácil. Quando o treino é dinâmico e divertido, porém, manter a frequência fica mais fácil – e o Tá Saudável separou 10 dicas para que você consiga gostar de se exercitar:

Como deixar o exercício mais divertido: 10 dicas

  • Una o treino a algum tipo de entretenimento


Seja qual for o tipo de exercício físico escolhido, é sempre possível aliar o treino a algum tipo de entretenimento. Com o auxílio de fones, uma música, um podcast e até um audiobook (livros com descrição em áudio disponibilizados por alguns serviços online) podem ajudar a tornar o momento mais divertido, fazendo com que ele passe mais rapidamente.

Além disso, para quem gosta de praticar exercícios em casa e tem, por exemplo, uma esteira ou bicicleta ergométrica, assistir a filmes, séries ou novelas durante a malhação também enriquece a prática.


  • Chame uma companhia

Ter alguém com quem compartilhar o treino, conversar durante os intervalos e até ajudar ao longo dos exercícios também é uma boa forma de fazer com que este momento se torne mais prazeroso. Para quem se exercita em casa, agregar alguém da família para acompanhar pode ser uma boa, enquanto quem prefere ir à academia pode convidar um amigo, se juntar a um grupo que frequenta o local no mesmo horário ou combinar com colegas de trabalho de ir após o expediente.

  • Escolha o horário certo para você


Como a prática de exercícios físicos mexe com o metabolismo e a produção de certos hormônios, treinar de manhã é a escolha de muita gente já que o hábito costuma trazer uma sensação de bem-estar bastante propícia para começar o dia. Há, no entanto, quem não consiga “funcionar” neste esquema – e é importante respeitar o corpo neste caso. Isso porque, para ter frequência nos treinos, eles precisam fazer parte da rotina, e isso requer uma divisão de horários que funcione a longo prazo.


  • Trace metas alcançáveis e as acompanhe

Ter metas é importante em qualquer área da vida, mas, quando elas são irreais e inalcançáveis, isso só gera frustração. Em vez de estabelecer, por exemplo, uma quantidade grande de peso para perder em pouco tempo, foque em metas pequenas, como cumprir três dias de exercício na semana, ou de se exercitar mesmo após um dia particularmente cheio. Desta forma, o progresso é visível e criar gosto pelos treinos pode acontecer naturalmente.

  • Se não gosta de academia, fuja dela


É claro que, para quem gosta ou precisa praticar musculação, a academia tende a ser o local mais propício, mas não é raro encontrar quem não se sente bem neste ambiente – e é importante saber que esta não é a única opção. Se forçar a frequentar um local que não traz acolhimento ou conforto não contribui para um treino divertido e, se for este seu caso, busque outras opções de ambientes ou práticas.

É possível, por exemplo, ir a escolas de natação, dança, boxe, entre outros esportes, ou até mesmo realizar treinos ao ar livre com a ajuda de um personal trainer. Para os mais reservados, treinar em casa com o auxílio de vídeos ou aplicativos pode ser a saída.


  • Jogue enquanto treina

Atualmente, é possível tornar treinos mais divertidos com jogos criados justamente para usar em movimento. O “ Zombies, Run!”, por exemplo, é um jogo para celular que narra missões em meio a uma invasão zumbi e, para jogar, basta literalmente “fugir” das criaturas conforme escuta o sinal delas pelos fones.


  • Transforme algo do dia a dia em treino


Não é raro que pessoas se queixem sobre não ter tempo sobrando no dia para incluir exercícios físicos – e uma forma de driblar isso, dependendo da rotina em questão, é literalmente transformar tarefas diárias em exercício. O momento de passear com os pets, por exemplo, pode se tornar uma caminhada, bastando manter passos acelerados para aumentar o ritmo cardíaco. Além disso, é possível também aderir às escadas no transporte público a caminho de casa, ou até desembarcar um pouco mais longe do destino para ir a pé até ele.


  • Quer ter um equipamento? Aposte em algo divertido

Apesar de ser possível treinar em casa apenas com o peso do corpo, certos equipamentos podem tornar o treino mais prático para algumas pessoas – e, se a ideia é adquirir um destes itens, é importante focar na diversão. Enquanto esteiras e pesos, por exemplo, são opções mais monótonas, bicicletas de spinning, camas elásticas e cordas são itens com os quais é possível praticar atividades mais dinâmicas, trazendo diversão ao treino.

  • Pratique treinos intervalados


Para quem não tem paciência para treinos longos, o HIIT, Treino Intervalado de Alta Intensidade, pode ser uma opção que não apenas poupa tempo, mas torna a prática de exercícios mais dinâmica e divertida. Alternando exercícios que, em sua maioria, usam o peso do corpo, em intervalos de apenas alguns segundos, esta modalidade ajuda a não ver o tempo passar – e, além disso, promove não só queima calórica calórica alta como também uma queima de gordura que continua após o treino, algo que tende a trazer resultados mais rapidamente, gerando mais satisfação.


  • Busque aulas dinâmicas e gratuitas online

Especialmente para quem nunca se exercitou antes, saber como começar pode ser um problema que leva a treinos monótonos e, consequentemente, à desistência. Sendo assim, uma opção é aderir a aulas dinâmicas online, que estão disponíveis inclusive em plataformas gratuitas como o YouTube. Basta, é claro, pesquisar sobre quem está ministrando as aulas para checar a habilitação e suspender o treino na presença de qualquer desconforto fora do comum.

Fitness e saúde

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse