Por que cena de Juma e Jove no rio gerou comentários de especialistas de saúde?

por | jul 6, 2022 | Saúde

Recentemente em “Pantanal” (Rede Globo), os personagens Juma e Jove se envolveram sexualmente pela primeira vez e, apesar de o público ter comemorado a cena, ela gerou críticas por parte de especialistas nas redes sociais. Isso porque, na cena, Juma e Jove transam em um rio – e, conforme explica ginecologista e obstetra Camila Ramos, diretora da Clínica Médica da Barra (Rio de Janeiro), há alguns motivos pelos quais o ato sexual na água, especialmente na natureza, pode prejudicar a saúde dos envolvidos.

Cena de Juma e Jove foi criticada: entenda

Após semanas envolvidos romanticamente, os personagens Juma e Jove, da novela “Pantanal”, fizeram sexo pela primeira vez – o que foi seguido tanto pela alegria do público quanto por críticas. Isso porque, na cena, a relação sexual entre os personagens aconteceu em um rio – e, conforme lembraram perfis de clínicas médicas e contas ligadas a sexualidade, isso não é algo aconselhado por especialistas devido a alguns motivos.

Juma e Jove
Globo/João Miguel Júnior

De acordo com a médica Camila Ramos, membro da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH), fazer sexo na água é, em geral, arriscado por facilitar infecções. Com a penetração, fissuras minúsculas podem acontecer na parede do canal vaginal e, conforme estes microcortes ficam em contato com a água, há um risco maior de micro-organismos as infectarem. O ato, inclusive, é ainda mais perigoso quando em um ambiente natural, como um rio, um lago ou o mar, já que a água, ali, não é tratada.

Conforme explica a médica, há também chances maiores de haver desconforto ou dor durante o sexo. “O sexo na água deixa a mulher menos lubrificada, o que pode propiciar aparecimento de fissuras vaginais”, explica ela. É importante lembrar, além disso, que a combinação entre a fricção no sexo e a água pode danificar o preservativo, deixando o casal desprotegido contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Saúde