Desde o início do “Big Brother Brasil” 23, a voz da atriz Bruna Griphao chama atenção dos internautas. Isso porque, no programa, muitos descobriram que ela tem, hoje, uma voz rouca e grave, algo tido como “incomum” para alguém de sua idade.
O que muitos também repararam, inclusive, foi o fato de que a atriz fuma bastante, algo frequentemente relacionado a alterações na voz. Entenda se fumar muda mesmo a voz e por que:
Por que fumar altera a voz?
Em um artigo para o site do centro médico Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, a médica especialista em ouvido, nariz e garganta Candace Hrelec afirma que fumar pode, sim, afetar o som, o tom e a qualidade da voz por mais de um motivo.
A profissional explica que a fumaça de produtos derivados do tabaco, como cigarro e charuto, por exemplo, contém uma série de produtos químicos e que, quando inalada, pode irritar as cordas vocais, provocar tosse e resultar em aumento na produção de muco. Todos estes fatores, segundo ela, podem alterar a voz de uma pessoa.
Ainda de acordo com a média, o ato de tossir excessivamente, comum em fumantes, também provoca grande agito, irritação e inchaço das cordas vocais, o que causaria danos à voz. O tabagismo ainda aumenta os riscos de laringite crônica, uma inflamação contínua que, além de inchaço nas pregas vocais, pode resultar em rouquidão ou perda da voz.
A especialista acrescenta que, se uma pessoa que fuma começa a perceber alterações na voz que duram mais de três semanas, é indicada a busca por atendimento médico para, através de exames, verificar se existe ou não a formação de um tumor.