Recentemente, em meio a inúmeras dicas relacionadas a inchaço abdominal e saúde intestinal, um vídeo mostrando uma massagem que promete fazer maravilhas para a barriga viralizou no TikTok. No post, uma jovem aparece mostrando instruções de como massagear a região abdominal para se livrar de inchaço e constipação – e, segundo médicos, a técnica pode realmente ajudar se feita do jeito certo, bem como sob as circunstâncias corretas.
Massagem na barriga para inchaço, gases e intestino preso
No TikTok, não é raro que usuários da rede viralizem dicas de saúde, e um dos tópicos mais populares é o intestino (especialmente dicas para aliviar a prisão de ventre). Em meio a isso, um vídeo recente viralizou ao propor uma automassagem abdominal para aliviar o inchaço ocasional da barriga – e, consultado pelo Tá Saudável, o cirurgião do aparelho digestivo Gustavo Patury, titular do colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, explica a técnica.
De acordo com o médico, este tipo de massagem é realmente algo proveitoso para quem tem certos sintomas gastrointestinais. “Geralmente essa automassagem acaba ajudando porque você estimula um pouquinho a persitalse”, afirma ele, se referindo ao movimento natural do intestino, que é responsável por empurrar o bolo fecal por todo o trajeto do órgão. “Isso ajuda um pouco com os gases e também com a eliminação de fezes. Para aqueles pacientes que têm constipação ou que estão se sentindo estufados, essa automassagem pode, sim, ajudar”, completa.
Como fazer massagem na barriga
Conforme explica o cirurgião, a forma indicada no vídeo é a correta para a realização da massagem. O ideal, segundo ele, é, primeiramente, posicionar as mãos na parte inferior direita da barriga, próximo ao ossinho da bacia, abaixo do umbigo. Em seguida, pressionando a barriga com as pontas dos dedos, o indicado é deslizá-las para cima, contornando o umbigo e finalizado o movimento na parte inferior esquerda da barriga.
Gustavo Patury explica ainda que a técnica deve ser feita desta forma justamente para acompanhar a anatomia do intestino e o percurso do conteúdo dele até o fim da jornada digestiva, no ânus. “A melhor forma de realizar é com o paciente deitado, em sentido horário, justamente iniciando pelo cólon direito e indo pelo cólon transverso, em direção ao sigmoide e o reto”, esclarece o cirurgião.
Assista ao vídeo:
@floorfriendly chronic bloat isn’t normal, but occasional bloating is – try a bowelmassage!
Quando evitar
Apesar de ser algo positivo para situações pontuais de inchaço, excesso de gases e constipação, Patury afirma que há situações em que alguns sinais indicam a necessidade de buscar auxílio médico, dispensando a automassagem. “Se quando estiver fazendo a massagem tiver um pouco mais de dor, se houver persistência ou aumento da dor, o ideal é procurar, sim, um médico”, pontua o cirurgião, frisando que ter estes sintomas constantemente pode ser indício de algum problema a ser investigado.