Os gases intestinais se formam no estômago e no intestino durante o processo de digestão e fermentação dos alimentos, que é feito pelas bactérias lá presentes, e também pela deglutição de ar. Segundo estudos, um adulto expele gases, em média, 20 vezes por dia.
Leia também:
É possível reduzir a produção de gases intestinais?
Problema comum entre mulheres, prisão de ventre pode afetar vida sexual
8 alimentos que você deve evitar antes do sexo
Porém, este número pode ser maior para algumas pessoas, o que causa desconforto. Se é o seu caso, pode ser que você esteja comendo alimentos que favorecem o processo de fermentação, aumentando as flatulências.
Segundo a nutricionista funcional Analuiza Nogueira dos Santos, da clínica Fluyr Saudável, a formação de gases intestinais está diretamente relacionada ao tipo de comida que ingerimos e aos hábitos alimentares. A seguir, ela lista os chamados ” alimentos flatulentos“:
11 alimentos que causam gases

Carboidratos refinados, como pães e massas brancos. ‘Alimentos feitos com farinha refinada fornecem um carboidrato suscetível à fermentação, aumentando gases e distensão abdominal’, explica Analuiza.

Couve-flor

Brócolis

Couve

Cebola

Repolho

Batata-doce

Feijão

Ovo

Leite

Adoçantes à base de sorbitol
Além dos alimentos em si, a forma como comemos também pode influenciar a produção de gases, devido à deglutição de ar ou má digestão, que provocam flatulências. A nutricionista indica quais são os erros mais comuns:
Falar muito durante a refeição
“O hábito aumenta o volume de ar deglutido, o que contribui para o aumento de gases”, explica.
Não mastigar direito
“Não triturar corretamente os alimentos ou comer rápido demais atrapalha a digestão e faz com que o bolo alimentar chegue ao intestino sem ter sido digerido corretamente, aumentando a chance de formação de gases”, justifica.
Ingerir muita fibra e pouco líquido
“Quando há uma dieta rica em fibras associada à baixa ingestão de água, o alimento fibroso tende a se concentrar no intestino, causando prisão de ventre e contribuindo para o aumento das flatulências”, esclarece.
Consumir muita bebida alcoólica
“O álcool aumenta a permeabilidade intestinal, contribuindo para o desequilíbrio da flora intestinal, podendo levar à produção de gases”, diz.