O que é o vírus Marburg? “Primo” do ebola está preocupando autoridades de saúde

O vírus marburg foi documentado pela primeira vez no ano de 1967, quando surtos de febre hemorrágica aconteceram em laboratórios de Marburg e Frankfurt, na Alemanha.

O agente causador desta rara febra hemorrágica atinge pessoas e primatas não humanos, e agora afeta a população de Gana, na África ocidental. Até o momento, há 98 casos suspeitos e duas mortes confirmadas no país.

País da África enfrenta surto do vírus Marburg

A Organização Mundial da Saúde (OMS), confirmou recentemente um surto da doença causada pelo vírus marburg, primo do ebola, em Gana. A situação foi confirmada após o laboratório do Centro Colaborador da OMS analisar amostras de duas pessoas que morreram. Ambas possuíam o agente no organismo e não se conheciam.

Uma das vítimas, um rapaz de 26 anos, morreu no dia 27 de junho e foi internado no dia anterior ao óbito. O outro foi um homem de 51 que foi hospitalizado e faleceu no dia 28 de junho. Os dois apresentaram sintomas como diarreia, náuseas, febre, vômitos e sangramentos.

O órgão de saúde anunciou, ainda, que há 98 casos suspeitos da doença sendo investigados no país. Não há notícias de outras mortes até o momento.

A entidade de saúde está auxiliando o Ministério da Saúde de Gana a lidar com a doença. Uma equipe de especialistas da OMS será enviada à região para avaliar os riscos e instaurar medidas de prevenção.

O marburg fez mais de 200 vítimas fatais em Angola em meados de 2005, e outros surtos foram registrados na República Democrática do Congo, Quênia, África do Sul e Uganda também em anos passados.

Vírus marburg: o que é, sintomas e tratamento

Segundo a OMS, o vírus marburg é transmitido por morcegos, e se alastra por meio de fluidos corporais como saliva e sêmem. Além disso, objetos contaminados com o agente causador também podem espalhar a doença.

Trata-se de uma doença grave, e os principais sintomas são febre, dores de cabeça, dores musculares, diarreia, vômitos com sangue e sangramentos pelo nariz, gengivas e região íntima.

Vale lembrar que os sintomas do vírus de marburg assemelham-se aos da malária, ebola e febre tifóide, por conta disso é necessário um diagnóstico médico.

Vírus do ebola
Nixxphotography/iStock

Ainda não há tratamento para a doença, mas a entidade recomenda a ingestão de líquidos e tratamento de sintomas para aumentas as chances de sobrevivência. As taxas de mortalidade do Marburg variam de 24% a 88% dos infectados.

Os meios de prevenção da transmissão são similares aos de outras febres hemorrágicas, por isso, em caso de diagnóstico positivo, a pessoa deve evitar contato com outras pessoas

Ebola: Informações importantes

8 coisas mais perigosas para sua vida que o Ebola
13 coisas que você precisa saber sobre o vírus Ebola