A doença mão-pé-boca é uma infecção viral leve causada pelo vírus Coxsackie e geralmente caracterizada por feridas na boca e erupções nas mãos e nos pés.
Contagiosa, a condição se espalha pelo contato de pessoa para pessoa, afeta principalmente crianças menores de 6 anos, mas também pode atingir adultos.
Sintomas da doença mão-pé-boca
De acordo com informações da Mayo Clinic, os principais sinais de infecção incluem:
- Febre
- Dor de garganta
- Perda de apetite
- Lesões semelhantes a bolhas na língua, gengivas e parte interna das bochechas
- Erupção cutânea nas palmas das mãos, solas dos pés e às vezes nas nádegas
A doença mão-pé-boca pode causar todos os sintomas ou apenas alguns deles. No caso das erupções, elas não coçam, mas podem formar bolhas. Dependendo do tom da pele, podem parecer vermelhas, brancas, cinzas ou se apresentar em forma de pequenas protuberâncias.
Doença mão-pé-boca: causas e tratamentos
A causa mais comum da doença mão-pé-boca é a infecção pelo Coxsackievirus, que se espalha pelo contato de pessoa para pessoa por meio de saliva, secreções nasais, fluido de bolhas e gotas respiratórias pulverizadas no ar após tossir ou espirrar.
Não há tratamento específico para a doença e os sintomas geralmente desaparecem em 7 a 10 dias. Para alívio dos desconfortos gerais um médico pode receitar anestésico oral tópico, além de remédios comuns para dor e febre, como paracetamol ou ibuprofeno, por exemplo.