O que se sabe sobre o Langya henipavirus, novo vírus identificado que infectou 35 pessoas

por | ago 10, 2022 | Saúde

Cientistas chineses identificaram um novo henipavírus, chamado Langya henipavírus (LayV), em exames de rotina de pacientes febris. Os quadros foram identificados nas províncias de Shandong e Henan. A descoberta chama atenção por se tratar de um gênero de vírus considerado letal.

Novo henipavírus é encontrado na China

Um estudo, publicado na revista científica New England Journal of Medicine, mostrou que 35 pessoas apresentaram uma infecção aguda por um henipavírus filogeneticamente distinto, ou seja, que evoluiu de uma forma diferente dos outros vírus da mesma famíla. Trata-se de um vírus do gênero henipavírus, da família Paramyxoviridae, que já causou surtos graves com os vírus Nipah e Hendra na Ásia e Oceania.

A infecção foi detectada em indivíduos nas províncias de Shandong e Henan entre os anos de 2019 e 2021, antes mesmo da pandemia de Covid-19 começar, e só agora foram descritas pela ciência.

Dentre eles, 26 contraíram apenas o novo vírus, e outros patógenos não foram encontrados nos exames. Todas estas pessoas tiveram febre, 54% sentiu cansaço, 50% perda de apetite, 38% náuseas e 35% vômitos. Não há informações sobre mortes.

Nipah vírus, pertecente ao gênero henipavírus
Dr_Microbe/Getty Images/iStockphoto

Os pesquisadores também monitoraram as famílias de 9 pacientes e não foi detectada nenhuma transmissão por contato próximo entre os indivíduos, mas eles afirmam que a amostra estudada é muito pequena para determinar qual é o status da transmissão entre pessoas.

Vinte e cinco espécies de animais silvestres foram analisados, e o RNA do LayV foi detectado principalmente em musaranhos (71 de 262 espécimes analisados), uma espécie de mamífero, o que levou os estudiosos a concluírem que se trata de uma zoonose.

Por fim, o estudo afirma que o henipavírus foi associado, principalmente, a doenças febris e seguirá sendo estudado.

Doenças virais

O que é a síndrome que algumas pessoas estão tendo semanas após a COVID-19
Sintoma pouquíssimo conhecido faz mãe descobrir gripe tipo B em filho de 6 anos
Navio onde Safadão está tem suspeita de doença a bordo e Anvisa intervém: qual o risco?