Ator de “Três é Demais” revela diagnóstico de câncer avançado e faz alerta: confundiu doença com resfriado

por | nov 14, 2024 | Saúde

Dave Coulier teve sintomas de resfriado e não desconfiou de algo mais sério até apresentar um sinal específico

Conhecido especialmente por ter vivido o personagem Joey em “Três é Demais” (“Full House”), o ator Dave Coulier revelou recentemente o diagnóstico de câncer. Na ocasião, ele contou como se deu a descoberta, afirmando que os sintomas apareceram em questão de dias – e frisando que, de início, ele pensou se tratar apenas de um resfriado.

Ator revela diagnóstico de câncer após sintomas de resfriado

Em entrevista exclusiva ao programa de TV norte-americano “Today”, Dave Coulier, ator de “Três é Demais”, revelou o diagnóstico de câncer. O ator está tratando um linfoma não Hodgkin de células B – e, durante a conversa, ele explicou como o quadro começou.

sintomas de resfriado
(Crédito: Reprodução/Instagram @dcoulier)

Segundo Coulier, ele inicialmente achou que estava com um resfriado. Além dos sintomas desse quadro de saúde, o ator teve também um inchaço na virilha, local que abriga linfonodos. Enquanto o corpo luta contra uma doença, os linfonodos podem inchar um pouco e, por isso, ele seguiu achando que era algo passageiro.

A preocupação mudou, porém, quando os linfonodos seguiram inchando rapidamente. “Foi muito rápido. Pensei: ‘Algo não está certo, parece uma bola de golfe’”, disse ele, explicando que o crescimento se deu em cerca de cinco dias e o motivou a buscar a avaliação de especialistas.

“Os resultados do exame de sangue estavam ótimos, mas eles disseram: ‘Isso está crescendo rapidamente, então vamos olhar’. Fizemos PET Scan e tomografia, e começamos a ver focos no meu corpo. Havia um no meu pescoço e um na virilha. Eles disseram: ‘Há dois pontos de atenção, vamos agir’”, declarou.

Cirurgia e início do tratamento

O que aconteceu na sequência foi a retirada do tumor e o diagnóstico de linfoma não Hodgkin de células B. Segundo os médicos que o atenderam, a agressividade desse câncer pedia ação rápida, e logo foi feito também o estadiamento da doença. Esse procedimento serve para entender a progressão do câncer no corpo – e Coulier teve, então, boas notícias.

sintomas de resfriado
(Crédito: Reprodução/Today)

“Eles acessaram minha medula óssea, tivemos boas notícias naquele dia. Soubemos que [o câncer] não havia se espalhado. Naquele momento, as chances de cura subiram para mais de 90%. É muito tratável!”, celebrou ele, que já fez três cirurgias, um ciclo de quimioterapia e está prestes a realizar mais um.

Por fim, o ator falou sobre o prognóstico e aproveitou para frisar a importância da prevenção do câncer em casos nos quais isso pode ser feito.

“Devo entrar em remissão total em fevereiro. Dedos cruzados! Estou tratando isso como uma jornada. Se eu puder ajudar alguém que estiver assistindo, [incentivar] a fazer um exame, uma mamografia, uma colonoscopia, um exame de próstata… Para mim, a detecção precoce significou tudo”, declarou.

Linfoma não Hodgkin de células B: o que é?

Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer dos Estados Unidos, o linfoma não Hodgkin de células B é um dos muitos tipos de linfoma. Os linfomas são distúrbios que começam no sistema linfático, espécie de rede condutora de líquidos e impurezas presente em todo o corpo. O câncer nesse sistema começa quando células dele passam a se dividir de forma desordenada – e, no caso desse linfoma, isso acomete as células B.

(Crédito: Reprodução/Instagram @dcoulier)

As células B são células de defesa do corpo, e o linfoma que as afeta é o tipo mais comum de linfoma não Hodgkin. Ele tem comportamento agressivo e, por isso, cresce rapidamente. Apesar disso, no entanto, a depender do estadiamento da doença no momento do diagnóstico, ele também é altamente tratável.

Esse câncer é tratado, muitas vezes, com cirurgia e algum tratamento adjuvante, como quimioterapia.

Sintomas de resfriado: quando desconfiar de câncer

O principal sintoma desse tipo de linfoma é o inchaço de um ou mais linfonodos. Essas estruturas aparecem, por exemplo, na virilha, no pescoço, nas axilas e na barriga. Enquanto esses nódulos não aparecem, porém, o paciente pode ter sintomas de resfriado. Isso está ligado ao fato do câncer se manifesta em um sistema de defesa do corpo.

Os sintomas de resfriado que podem aparecer em quadros de linfoma são:

  • Febre inexplicável;
  • Sudorese noturna excessiva;
  • Fadiga;
  • Dor no corpo sem motivo aparente.
sintomas de resfriado
(Crédito: Reprodução/Instagram @dcoulier)

Quando o paciente apresenta o conjunto de sintomas composto por febre, sudorese noturna e perda de peso inexplicável, ele tem um quadro que se chama de “sintomas B”, relacionado ao linfoma não Hodgkin de células B. Sendo assim, é sempre importante investigar quadros parecidos mesmo que a impressão seja de ser um resfriado.

Fatores de risco

O linfoma não Hodgkin é mais comum em homens e os riscos aumentam com o passar dos anos. Sendo assim, gênero e idade são dois dos principais fatores de risco para a doença. Além disso, pessoas que tomam medicamentos imunossupressores após um transplante de órgãos também estão mais suscetíveis à doença.

Por fim, pessoas que convivem com distúrbios imunológicos congênitos, doenças autoimunes (como artrite reumatoide, psoríase, etc), HIV, infecção viral por Esptein-Barr ou infecção por H pylori também estão sob maior risco de ter esse diagnóstico.

Mais sobre câncer