Habitante dos mangues de Guadalupe, arquipélago localizado no sul do Caribe, a recém-descoberta Thiomargarita magnifica foi listada por um grupo de cientistas como maior bactéria já encontrada na natureza. Ela é tão grande que pode ser vista a olho nu, sem a necessidade de um microscópio.
Maior bactéria já encontrada é do tamanho de um cílio
A descoberta, que contou com a participação de pesquisadores de diversas instituições, foi publicada na revista científica Science e afirma que a T. magnifica tem mais de 9 mil micrômetros de comprimento, o equivalente a cerca de 1 centímetro. Ou seja: é do tamanho aproximado de um cílio humano.
Ainda de acordo com o estudo, o micro-organismo é 12 vezes maior que as maiores bactérias já conhecidas e chega a ser 4,5 mil vezes mais comprido do que um micróbio.
Os cientistas usaram várias técnicas e equipamentos para desvendar a estrutura e o metabolismo da nova espécie e descobriram que ela integra um grupo conhecido como bactérias sulfurosas, que usam o enxofre para viver e se multiplicar.
“Este projeto foi uma boa oportunidade para demonstrar como a complexidade evoluiu em alguns dos organismos mais simples”, disse em comunicado Shailesh Date, um dos principais autores do artigo, complementando que há necessidade de olhar e estudar a complexidade biológica com muito mais detalhes do que o que está sendo feito atualmente. “Organismos que pensamos serem muito, muito simples podem ter algumas surpresas”, afirmou.