Como escolher a academia certa para você: 7 fatores a considerar antes de se matricular

Empolgado com o projeto de emagrecer e definir, você corre para se matricular na academia mais próxima ou recomendada por amigos, mesmo sem conhecer exatamente o ambiente. O simples erro pode fazer com que seus objetivos demorem para serem obtidos, por diversas razões. Para evitar o arrependimento, conheça os fatores que precisa considerar na hora de escolher a academia certa para você:

O que saber antes de se matricular em uma academia

1.  Preço: calcule exatamente o peso da mensalidade no seu orçamento mensal. Se o valor compromete suas contas, poderá ser obrigado a desistir da frequência e até mesmo abandonar completamente as atividades.

Shutterstock

2. Qualidade e reputação: escolher a academia mais barata, por outro lado, talvez não seja a melhor ideia. Observe se os equipamentos e as instalações são seguras e estão em bom estado e procure saber quantos instrutores trabalham no ambiente para avaliar se o número é suficiente para orientar os treinos de todos.

3. Localização: opte por uma academia perto de casa ou do trabalho para evitar a preguiça e as faltas. Se você precisa pegar ônibus e enfrentar o trânsito para chegar ao local, provavelmente vai acabar desestimulado em um dia mais corrido.

ShutterStock

4. Atividades: independentemente dos seus objetivos iniciais, prefira uma academia que ofereça diversas opções de treinos. Assim, poderá experimentar e variar os exercícios e até turbinar seu processo de emagrecimento e definição do corpo.

5. Horários de funcionamento: nem todo mundo presta atenção ao fator, mas é importante escolher uma academia que atenda suas necessidades e permaneça aberta nos momentos em que está disponível para malhar.

6. Perfil dos alunos: sentir-se confortável no ambiente da academia é fundamental para que você consiga focar no que realmente importa: fazer o exercício. Você pode se intimidar diante de muitos alunos marombeiros e começar a evitar idas à academia por vergonha – ou, pelo contrário, pode se sentir estimulado. Faça uma ou mais aulas experimentais antes de se matricular para ver como se sente naquele ambiente.

7. Professores: também é importante investigar se a especialização dos professores, tanto da musculação quanto das aulas de ginástica, atendem o seu objetivo. Procure observar ou mesmo conversar com alguns deles durante a visita à academia.

Exercícios para perder peso e definir