Apesar de haver muitas especulações sobre o assunto, o motivo pelo qual as vacinas contra a Covid-19 já foram descartadas como possível causa do surto de hepatite é bem simples
A hepatite é uma inflamação do fígado, órgão vital que processa nutrientes e exerce uma função desintoxicante para o organismo, que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.
Os salões de beleza possuem inúmeros instrumentos compartilhados pelas clientes e que não representam nenhum tipo de risco, entretanto, existem outros itens que se não forem cuidados com a devida higiene podem transmitir uma doença séria chamada hepatite B - que pode ser passada por meio de instrumentos não esterilizados utilizados por manicures, como alicates.
Manter em dia a carteirinha de vacinação e ficar atento ao calendário de imunizações, ao contrário do que muita gente imagina, não devem ser cuidados restritos às crianças. Conheça as vacinas que todo adulto entre 18 e 90 anos devem tomar para evitar doenças e até salvar vidas:
Bastante comum nas primeiras 48 horas de vida do bebê, a icterícia deixa a pele e os olhos do recém-nascido amarelados quando ele não é capaz de eliminar completamente a bilirrubina, que é normalmente produzida no organismo. Nos pequenos, a condição tende a desaparecer em poucos dias e, geralmente, não resulta em qualquer problema de saúde.
Prática cada vez mais comum entre jovens e até mesmo adolescentes menores de idade, fumar narguilé, ao contrário do que muita gente acredita, não é uma atividade menos prejudicial que fumar cigarro ou mesmo livre de malefícios à saúde.
A cidade de São Paulo (SP) sofre um preocupante aumento no número de casos de hepatite A. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SP), de janeiro a setembro de 2017 foram confirmados 559 quadros da doença infecciosa.
Existem cinco tipos de hepatites virais, mas as mais comuns no Brasil são a A, B e C. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 5 milhões de pessoas no país são portadoras de hepatite B e C. Não à toa elas são consideradas um problema de saúde pública em todo o mundo.
O fígado é o órgão responsável pela metabolização de todos os nutrientes absorvidos pelo intestino, assim como pela limpeza das toxinas circulantes no sangue, ações que permitem o funcionamento perfeito do corpo. Quando o fígado vai perdendo as suas funções e da início a uma insuficiência hepática, muitos sintomas decorrentes deste desequilíbrio aparecem, como cansaço intenso, perda de apetite, náuseas, perda de massa muscular e inchaço.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um comunicado sobre o uso de anticoncepcional por quem ingere o medicamento Viekira Pak, voltado ao tratamento de hepatite C.