
O câncer de intestino é considerado um dos mais frequentes, sendo o do tipo colorretal o mais comum de todos. O tumor é grave por ser capaz de se espalhar facilmente para diversas partes do órgão e para o resto do corpo, seja por proximidade, pela corrente sanguínea ou pela cadeia linfática, e prejudicar diversas funções do organismo.
Alguns dos sintomas iniciais do câncer no intestino podem parecer “normais” e, portanto, prestar atenção a qualquer espécie de alteração é fundamental para buscar ajuda médica e realizar exames.
Sintomas de câncer no intestino

- Diarreia
- Prisão de ventre
- Desconforto ou dor abdominal ou retal
- Presença de sangue nas fezes
- Sangramento na região anal
- Anemia
Em fase avançada, o câncer no intestino pode ser reconhecido por sintomas como perda de peso sem motivo aparente, aumento de dor abdominal, falta de ar e fadiga.
Câncer no intestino: causas e tratamentos
Embora tenha rastros genéticos, o câncer no intestino pode aparecer devido a hábitos alimentares e cotidianos, como dieta gordurosa, com muita carne vermelha e poucas fibras, tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas e sedentarismo.

Além dos sintomas, a doença pode ser diagnosticada por meio da coleta e análise de sangue oculto nas fezes, colonoscopia ou retossigmoidoscopias.
O tratamento depende da localização e do estágio da doença, podendo abranger cirurgia, quimioterapia e, no caso dos tumores de reto, a radioterapia. As chances de sobrevida desse tipo de câncer são de mais de 90% caso o diagnóstico ocorra nas fases iniciais.
Tipos de câncer
- Esta é a maior causa do câncer que afeta mais homens do que mulheres
- Existe um tipo de câncer raro cujo sintoma é dor nas costas
- Tipo de câncer sem cura pode ser confundido com alergia e dermatite