O diabetes é uma síndrome metabólica provocada pela deficiência na produção ou falha na atuação de insulina no organismo, fator que gera aumento da taxa de glicose no sangue.
Como o diabético não consegue fazer com que seu organismo coloque a glicose para dentro das células, aumentando assim os níveis de açúcar no sangue, é comum ouvir que quem tem a doença não pode comer frutas, alimentos que possuem açúcar natural.
Diabéticos não podem comer frutas?
O açúcar natural presente nas frutas, chamado de frutose, não inviabiliza de forma alguma o consumo dos alimentos por diabéticos. É possível dizer, portanto, que não existe fruta proibida para diabéticos.
A única indicação, porém, é moderar nas porções, algo que pode facilmente administrado com uma simples consulta médica. Um especialista poderá listar as melhores opções, assim como a quantidade ideal a ser consumida.
Melhores frutas para quem tem diabetes
Maçã: além de garantir saciedade e regulação do intestino, a fruta rica em fibras atua na redução do colesterol ruim e no controle da glicemia.
Abacate: a fruta contém pouco açúcar e é rica em gorduras boas, ou seja, pode ser excelente opção para diabéticos.
Limão: uma das características da diabetes é dificuldade que a doença promove na cicatrização. A fruta cítrica pode ajudar os diabéticos justamente por prevenir perda de sangue e fortalecer artérias.
Coco: a fruta também ajuda a reduzir a carga glicêmica, fortalece a imunidade do intestino e ainda combate fungos e bactérias.
Amora: a fruta possui substâncias que melhoram a síntese da glicose e a liberação de insulina, mas exige cuidados e moderação, já que também é considerada de alto índice glicêmico.
Diabetes: cuidados e alimentação
- Diabetes tipo 2: veja 15 comidas ótimas para controlar a doença
- Mulher que tem diabetes pode encontrar maior dificuldade para engravidar
- Diferenças entre diabetes gestacional, tipo 1 e 2 que você precisa entender