Causada principalmente por má higiene oral, a gengivite é uma inflamação da gengiva que, se não for tratada, pode provocar não apenas problemas bucais. De acordo com um estudo publicado no periódico científico Journal of Sexual Medicine, a condição pode resultar até mesmo em impotência sexual nos homens.
Gengivite pode causar impotência em homens
Homens que não escovam os dentes pelo menos duas vezes ao dia têm até três vezes mais chances de sofrer de disfunção erétil, segundo a pesquisa. Isso porque a falta de higiene bucal pode levar à gengivite, que é um mesmo tipo de inflamação que afeta os vasos sanguíneos e, consequentemente, provocaria a impotência.
A gengivite e a disfunção erétil são causadas pelo mesmo tipo de inflamação que aumenta no organismo o nível da proteína C-reativa (CRP), substância produzida no fígado e que indica processos inflamatórios.
O trabalho científico se baseou na revisão de outros estudos que, ao todo, analisaram mais de 200 mil homens. Os resultados mostraram que a gengivite pode aumentar em 2,85 vezes a chance de indivíduos do sexo masculino apresentarem dificuldade para ter uma ereção.
Adriana Rodrigues, cirurgiã-dentista da clínica Living Odontoestética, afirma que a melhor maneira de evitar a gengivite é investir em uma boa higiene oral. O uso de fio dental é indispensável, além de uma boa escovação. Também é indicado visitar o dentista frequentemente para remover o tártaro acumulado nas bases dos dentes.
Disfunção erétil
- Viagra pode virar coisa do passado: novo método contra perda de ereção
- Injeção aplicada diretamente no pênis é novo tratamento para impotência
- O “veneno” que faz homem perder ereção mesmo atraído pela parceira