O que é a afasia, problema de comunicação que fez Bruce Willis decidir se aposentar

Surpreendendo o público, familiares do astro de Holywood Bruce Willis anunciaram recentemente que ele deixará de lado a carreira de ator devido a um problema de saúde. Conforme afirma o comunicado coletivo publicado pela família de Willis, o ator foi diagnosticado com afasia – nome que recebe a dificuldade de falar ou compreender palavras, geralmente após problemas neurológicos.

Bruce Willis se aposenta após diagnóstico de afasia

Nas redes sociais, familiares de Bruce Willis surpreenderam a todos ao anunciar, recentemente, que o ator está se aposentando. Em uma nota conjunta na qual expõem pesar e pedem a compreensão de todos os fãs do astro, foi explicado que Willis tem encarado dificuldades relacionadas à saúde e enfrenta, agora, um problema de comunicação chamado afasia.

“Bruce tem passado por alguns problemas de saúde e foi recentemente diagnosticado com afasia, o que está impactando as habilidades cognitivas dele. Como resultado disso e com muita consideração, Bruce está se afastando da carreira que significou muito para ele”, afirma o comunicado, frisando contar com a união dos fãs neste momento complicado.

https://www.instagram.com/p/Cbu-CyELWio/

Afasia: o que é?

De acordo com informações da instituição de saúde norte-americana Mayo Clinic, afasia é uma condição que tira da pessoa a capacidade que ela tem de se comunicar. Ela afeta primordialmente a fala, mas pode tornar difícil também o entendimento, tanto verbal quanto de forma escrita – e, levando em consideração o grau de dificuldade enfrentado pelo paciente, há três tipos possíveis de diagnóstico:

  • Afasia expressiva: aqui, o paciente pode entender o que é dito com mais facilidade do que consegue falar. Pessoas com este tipo de afasia têm dificuldades em encontrar palavras e costumam se comunicar com sentenças curtas e incompletas (como “caminhada hoje” ou “comida agora”);
  • Afasia compreensiva: neste caso, o paciente pode conseguir formar frases longas e pronunciar as palavras fluentemente, mas sem que suas sentenças façam completo sentido. Ele pode usar palavras incorretas ou desnecessárias – e, em geral, não só tende a não entender o que lhe é dito como também não perceber que os outros não o compreendem;
  • Afasia global: já neste tipo de afasia, o paciente tem dificuldades para compreender o que é falado, para formar palavras e frases. Aqui, o problema costuma ser causado por danos extensos nas ligações neurológicas responsáveis pela linguagem.

Sintomas de afasia

-
ANDREYPOPOV/iStock

Alguns sinais de afasia são:

  • Falar palavras incompreensíveis;
  • Se comunicar a partir de sentenças curtas e incompletas;
  • Falar ou escrever frases que não fazem sentido;
  • Trocar palavras umas pelas outras, ou sons uns pelos outros;
  • Dificuldade em compreender o que é falado.

O que causa afasia?

-
TONPOR KASA/iStock

Em geral, a causa mais comum de afasia é o comprometimento do sistema nervoso, sendo o Acidente Vascular Cerebral (AVC) o mais frequente. Além disso, a dificuldade em se comunicar pode ser causada por um trauma na região da cabeça, um tumor em crescimento, uma infecção ou um processo degenerativo. Neste último caso, a afasia tende a vir acompanhada por outros sintomas, como problemas de memória ou confusão.

Às vezes, porém, a afasia é temporária, podendo aparecer após, por exemplo, episódios de enxaqueca ou convulsões.

TratamentoAlém de tratar a causa da afasia, seja ela qual for, pacientes que enfrentam esta dificuldade de comunicação podem se apoiar em terapias como fonoaudiologia para praticar as habilidades com a linguagem falada e até escrita.

Saúde