null: nullpx
cisto no ovário-Tasaudavel

Hailey Bieber mostra barriga inchada por motivo de saúde: "Cisto do tamanho de uma maçã"

Em um desabafo, ela afirmou que, além do inchaço, também sente dor devido ao problema
Publicado 29 Nov 2022 – 02:53 PM EST | Atualizado 29 Nov 2022 – 02:53 PM EST
Compartilhar
Default image alt
Hailey Bieber mostrou inchaço na barriga e revelou problema de saúde como causa Crédito: @haileybieber/Instagram

Recentemente em um desabafo no Instagram, a modelo Hailey Bieber surpreendeu ao mostrar o quão inchada fica sua barriga devido a um problema de saúde.

Em uma foto, ela apareceu mostrando o inchaço, garantindo que o sintoma não é de nenhum dos problemas com os quais geralmente é associado e deu detalhes da causa.

Hailey Bieber revela causa de saúde para inchaço abdominal


Em uma foto publicada usando a ferramenta Stories do Instagram, a modelo Hailey Bieber mostrou recentemente a barriga inchada para falar sobre uma condição de saúde com a qual convive.


No post, ela negou estar grávida, e também descartou outras doenças normalmente associadas ao sintoma. “Eu não tenho endometriose ou ovários policísticos, mas já tive um cisto ovariano algumas vezes e nunca é divertido”, disse ela.

Além de afirmar que seu cisto ovariano tem, atualmente, “o tamanho de uma maçã”, a esposa do cantor canadense Justin Bieber descreveu outros sintomas causados pelo problema além do inchaço.

“É doloroso, me faz sentir nauseada, inchada, com cólicas e emotiva. De qualquer jeito… Tenho certeza de que muitos de vocês conseguem se indentificar e entender”, afirmou Hailey.

Cisto no ovário: sintomas, tratamento e mais


De acordo com informações do A.C. Camargo Cancer Center, em São Paulo, cistos ovarianos são algo natural da fisiologia feminina, produzidos mensalmente. Em dado período do ciclo menstrual, os chamados cistos foliculares são formados pelos óvulos em desenvolvimento, que acumulam líquidos para aumentar de tamanho durante a ovulação.

Quando não há fecundação, o cisto se transforma e se separa do ovário e, então, ocorre a menstruação. Às vezes, porém, estes mesmos cistos podem virar bolsões de líquido dentro do ovário - e, quando eles crescem demais, podem causar desconforto.


Em geral, estes cistos se formam e desaparecem de maneira imperceptível para a mulher, mas, a depender do tamanho, tendem a se manifestar com os seguintes sintomas segundo a Mayo Clinic:


  • Dor pélvica intermitente (especialmente na área logo abaixo do umbigo, de um dos dois lados);
  • Sensação de volume, pressão ou peso no abdômen;
  • Inchaço.

Além disso, cistos também podem surgir independentemente da ovulação e ter diferentes composições. Endometriomas, por exemplo, são cistos formados por sangue e endométrio (tecido que reveste o interior do útero), e consistem na forma mais comum da endometriose.


Quando há queixas que apontam para a existência de um cisto, o problema tende a ser diagnosticado por exames de imagem, como o ultrassom transvaginal. É indicado que, caso haja dores muito severas, febre, vômito e sinais de choque (como suor frio, respiração acelerada, tontura e fraqueza), é indicado buscar atendimento médico.

Em geral, cistos são monitorados e, a depender dos sintomas e da presença ou ausência de condições associadas, pode ser preciso removê-los cirurgicamente.

Cisto ovariano pode virar câncer?


Segundo informações do A.C. Camargo, cistos no ovário não se tornam câncer nem aumentam as chances de se desenvolver um tumor ginecológico.

Saúde reprodutiva

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse