https://www.instagram.com/p/B16E1_dBrjf/?lite=1
Após ter uma piora em seu quadro de diverticulite, o apresentador César Filho foi internado para acompanhar o desenvolvimento do problema e tratá-lo – mas, ao realizar um exame, descobriu que a situação havia se agravado mais do que se imaginava. Conforme contou no Instagram, ele teve uma microperfuração no intestino, e agora terá de tratar isso também.
César Filho internado
Contrariando ordens médicas, o apresentador do “Hoje em Dia” (Record) foi trabalhar mesmo após sentir uma piora em seu quadro de diverticulite – condição em que pequenas bolsinhas ou cistos existentes no intestino (os divertículos) inflamam, causando dores e também o risco de haver uma perfuração na parede intestinal.
Isso, inclusive, foi o que ocorreu com o apresentador, algo que ele revelou aos seguidores em seu perfil na rede social. “Não fizeram uma ressonância, e sim uma tomografia e, nessa tomografia, diagnosticaram que existia uma microperfuração. Houve um vazamento de gases e, por isso, espalhou bactéria um pouco para a bexiga, um pouco para o fígado”, disse ele.
Conforme explicou, ainda não há previsão de alta, mas o tratamento já está ocorrendo a partir da administração de dois antibióticos, bem como analgésicos para aliviar as cólicas abdominais que ele tem apresentado. “Passei muito bem a noite, o dia todo, apesar de ficar muito sonolento”, afirmou, mostrando ter recebido visitas da esposa e dos filhos.
https://www.instagram.com/p/BzeBYH6B4Gt/?lite=1
Perfuração intestinal: quais os riscos?
Com causas misteriosas, a diverticulite ocorre quando os divertículos são obstruídos e não conseguem eliminar suas secreções – e, conforme explica o gastrocirurgião e endoscopista Eduardo Grecco, da Clínica Nomina, é possível que, durante uma crise do problema, o paciente tenha sua parede intestinal perfurada.
O médico ainda explica que, geralmente, a complicação pede uma cirurgia. Isso porque o rompimento da parede intestinal libera bactérias na região abdominal, podendo, segundo informações do Hospital Sabará, levar à uma infecção geral (septicemia), quadro que pode levar à morte.
No caso do apresentador, os danos causados pela microperfuração estão sendo controlados com remédios.
Cirurgia
A forma como a operação é conduzida, no entanto, depende da gravidade do problema. “Nesta cirurgia, é retirada a parte que foi perfurada e é feito o religamento do intestino. Em casos mais graves, em que não é possível religá-lo, é colocada uma bolsa de colostomia, que fica do lado de fora do corpo e é ligada ao intestino”, afirma Grecco.
Esse problema costuma apresentar como sintomas as dores abdominais mencionadas pelo apresentador, bem como sangue nas fezes e febre. Conforme eles aparecem, é necessário buscar atendimento médico o mais rápido possível e realizar exames de imagem para diagnosticar.
Tem uma dúvida de saúde? Envie para [email protected] e ela poderá ser respondida por um especialista em nossa nova coluna: VIX Responde.