Uma pequena rachadura em um dente pode parecer algo banal e inofensivo, mas para além da questão estética, é importante consultar um dentista quando a fissura for notada ou mesmo quando houver suspeita. Afinal, até partes que não são visíveis, como a raiz, que fica abaixo da gengiva, podem se quebrar.
Causas de dentes quebrados
De acordo com informações do centro médico norte-americano Cleveland Clinic, as causas mais comuns de fraturas nos dentes são:
- Idade (normalmente em pacientes com 50 anos ou mais)
- Morder alimentos duros, como gelo, grãos, doces, etc.
- Hábitos, como mascar chiclete em excesso, por exemplo
- Grandes obturações dentárias ou canal radicular, que enfraquecem o dente
- Ranger os dentes (bruxismo)
- Trauma, incluindo quedas, lesões esportivas, acidentes ou violência física.
As fraturas dentárias são mais comuns em crianças e idosos, embora qualquer pessoa possa quebrar um dente, especialmente aquelas com histórico de cáries. As fissuras mais frequentes são nos dentes superiores da frente e nos molares inferiores (parte de trás do maxilar).
Dentes rachados nem sempre são acompanhados de sintomas, mas dores, sensibilidade e inchaço na gengiva são alguns sinais que podem indicar o problema. O tratamento para um dente trincado depende do local da fratura acontece e de sua gravidade.
Buscar tratamento o mais rápido possível aumenta as chances de reparar um dente rachado e diminui os riscos de maiores danos ou infecções.