Embora ainda não seja também popular no Brasil, o cardamomo é uma especiaria tradicionalmente usada na culinária e na medicina alternativa da Ásia. Membro da família do gengibre, essa semente já era utilizada na antiguidade pelos egípcios para limpar os dentes e refrescar o hálito.
Leia também:
Temperos que ajudam a combater a gripe
Benefícios da manjerona
Óleo de canela para desintoxicar o corpo
Mais tarde, foram descobertas diversas propriedades medicinais do cardamomo, muito úteis para aliviar e combater incômodos e doenças do corpo. Entre as ações dessa especiaria, destacam-se, por exemplo, seu efeito diurético, expectorante, laxante e antisséptico. Seu poder descongestionante faz desse alimento um bom auxiliar no tratamento de resfriados, gripes e outros incômodos no sistema respiratório, já que facilita a excreção do muco.
Cardamomo contra a úlcera
Na medicina chinesa tradicional, o cardamomo é utilizado para combater problemas no aparelho digestivo, como vômitos, dor, indigestão e enjoos. Isso porque a semente, além de contar com propriedades relaxantes, úteis para aliviar dores causadas pela gastrite, contém substâncias que enfraquecem e matam a bactéria H. Pylori, relacionada à úlcera.
Como consumir
No dia a dia, você pode apostar nas cápsulas de óleo de cardamomo para um consumo mais prático ou comprar a especiaria em lojas especializadas. Entretanto, para preservar o aroma e suas propriedades, ela deve ser consumida rapidamente após a compra. Você pode torrá-las ao forno antes de misturar à comida.