câncer de mama de Camila Campos

Dor forte nas costas foi único sintoma do câncer de mama avançado de cantora: entenda o quadro

O câncer de mama de Camila Campos é metastático, quadro com tratamentos que visam melhora dos sintomas

Dias após o diagnóstico de câncer de mama avançado durante o fim da gravidez, a cantora gospel Camila Campos falou pela primeira vez sobre o quadro. No Instagram, ela atualizou o público sobre seu estado de saúde e afirmou que a doença se espalhou para os ossos, algo que caracteriza câncer de mama metastático.

Entenda a doença e suas possibilidades de tratamento:

Câncer de Camila Campos se espalhou para os ossos

Cantora Camila Campos (Crédito: Reprodução/Instagram @camilacamposp)

No início de julho, a equipe da cantora gospel Camila Campos anunciou que a artista seria internada para o tratamento de câncer. No 7º mês da gestação da segunda filha, Sophia, ela percebeu dores incomuns, buscou auxílio médico e, por fim, teve o diagnóstico de câncer de mama avançado.

Uma semana após a notícia, ela usou as redes sociais para refletir sobre o estado de saúde, dando detalhes do sintoma que a fez descobrir a doença e do quadro em geral.

câncer de mama de Camila Campos
Câncer de Camila Campos, que descobriu a doença no 7º mês de gestação, é metastático (Crédito: Reprodução/Instagram @camilacamposp)

“Há alguns dias, entrei em uma nova estação em minha vida. Grávida de 7 meses, sentindo muita dor, chorando de dor nas costas, me deparei com o diagnóstico de um câncer de mama que se espalhou pelos meus ossos”, disse ela, que afirmou também já estar em tratamento.

Exibindo cabelos mais curtos, ela escreveu: “O cabelinho já está pouquinho porque já iniciamos o tratamento, e ele vai continuar caindo até eu ficar carequinha. Mas sei que cada fio que cai da minha cabeça será pela glória de Deus, eu creio que até meu cabelinho vai ressurgir melhor”, declarou.

Dor nas costas é sintoma de câncer de mama?

Dor nas costas (Crédito: Freepik)

De acordo com a organização norte-americana “Breastcancer.org”, os sintomas de câncer de mama metastático vão além dos conhecidos sintomas iniciais da doença, como presença de nódulo no seio.

Esse tipo da doença, também conhecida como câncer de mama em estágio IV, ocorre quando a doença originada no seio se espalha para outras estruturas do corpo. As metástases mais comuns para câncer de mama ocorrem no cérebro e nos ossos – e, por isso, ele gera uma gama de sintomas vistos como incomuns, como dor nas costas.

Além de dor nas costas e em outros ossos ou articulações, os sintomas de câncer de mama avançado também incluem:

  • Dificuldade para urinar;
  • Dormência ou fraqueza em qualquer parte do corpo;
  • Dificuldade respiratória;
  • Perda de apetite;
  • Náuseas constantes;
  • Perda de peso;
  • Dores de cabeça fortes;
  • Perda de equilíbrio;
  • Alterações de consciência;
  • Problemas de visão (visão turva, dupla, perda de visão, etc);
  • Convulsões.

Os sintomas da doença dependem do local da metástase, portanto é possível que o paciente não apresente todos eles.

Tratamento para câncer de Camila Campos

câncer de mama de Camila Campos
Camila está internada para o tratamento do câncer (Crédito: Reprodução/Instagram @camilacamposp)

O câncer de mama em estágio IV não tem cura. O fato da doença ser terminal, no entanto, não significa não há sobrevida ou tratamentos que ajudem a frear a progressão do câncer.

Pessoas com esse tipo de câncer podem se beneficiar, por exemplo, de quimioterapia, radioterapia, imunoterapia e terapias-alvo ou estudos clínicos. Sendo assim, os tratamentos em questão ajudam a:

  • Diminuir tumores cujo tamanho prejudica outras estruturas do corpo;
  • Tornar a progressão da doença mais lenta;
  • Amenizar sintomas;
  • Gerar qualidade de vida.

É preciso frisar que as particularidades do tratamento para o câncer de Camila Campos não foram reveladas pela cantora ou pela equipe médica responsável por ela.

Mais sobre câncer