Apesar de ser uma doença maligna e muitas vezes resultado da transformação de um tumor benigno não detectado e tratado, o câncer colorretal tem grandes chances de ser curado quando diagnosticado e tratado em estágio inicial. Por esse e outros motivos os médicos sempre recomendam observar o aspecto das fezes, que pode dar sinais de que algo não vai bem com a saúde.
Um dos indícios de câncer colorretal pode ser notado justamente através da aparência diferenciada do cocô. Fezes com sangue e/ou mais finas do que o comum é um dos sintomas iniciais da doença.
Sintomas do câncer colorretal
Além da mudança nas fezes, constipação, diarreia, excesso de gases, idas mais frequentes ao banheiro, náuseas e sensação de não conseguir esvaziar o intestino também podem indicar a condição.
Perda de peso, emagrecimento súbito, cansaço, anemia e desconfortos abdominais são outros sintomas bastante comuns que precisam ser levados ao médico para que, através de exames clínicos e de colonoscopia, descobrir que a doença afeta o seu corpo.
Tratamentos de câncer colorretal
Caso a doença se confirme em exames, o tratamento para os tumores mais altos, ou seja, mais para dentro do intestino, normalmente é via cirurgia seguido de quimioterapia. Já para o caso de tumores mais próximos ao reto a possibilidade de unir radio e quimioterapia pode ser estudada pelo médico. Quando tratado a tempo, o câncer colorretal tem índices de 90% de cura.
Atenção ao banheiro: O que a cor e o aspecto do cocô dizem sobre sua saúde