Pílula em fase de testes imita os efeitos positivos do exercício físico no corpo: como funciona?

por | out 31, 2024 | Fitness

Os benefícios do exercício físico estão ligados a algumas substâncias – e esse suplemento à base delas pode ajudar, por exemplo, na prevenção de doenças e no controle do apetite

Seria muito cômodo e valioso ter os benefícios que o exercício físico e o jejum controlado trazem ao organismo sem praticá-los, certo? Pois, recentemente, pesquisadores mostraram que, no futuro, isso pode acontecer. A ideia é isolar as substâncias relacionadas a esses efeitos – e, de maneira simples, dá-las ao corpo na forma de uma pílula. Entenda abaixo:

Cientistas criam pílula que “imita” benefícios do exercício físico

Corpo tonificado (Crédito: nappy/Pexels)

Publicado recentemente no Journal of Agricultural and Food Chemistry, um estudo de pesquisadores dinamarqueses demonstrou resultados positivos nos testes com uma pílula que “imita” os efeitos dos exercícios e do jejum no corpo. Segundo o relatório, a ideia é utilizar duas substâncias nesse processo: lactato e beta-hidroxibutirato.

O lactato e o beta-hidroxibutirato são substâncias que já existem no corpo. Durante a prática de exercícios físicos e períodos de jejum, respectivamente, essas substâncias têm um pico de produção no organismo. Apesar de já terem sido consideradas um subproduto de reações do corpo, hoje se conhece o valor de ambas.

O que tem nesse suplemento?

Conforme explica o relatório do teste, o lactato é um produto do metabolismo da glicose no momento em que ela é transformada em energia. Ela, no entanto, também é uma ótima fonte de energia para as células. Ao estudar esse benefício, foi descoberto que administrar lactato no corpo engatilha respostas biológicas comparáveis com as geradas na atividade física. Ele ajuda, por exemplo, a elevar os níveis de hormônios importantes para o corpo.

exercício físico
(Crédito: Andrea Piacquadio/Pexels)

Já o beta-hidroxibutirato, ou BHB, é um corpo cetônico. Esse tipo de substância também já foi visto como subproduto da metabolização de gordura – mas, hoje, se sabe que eles são também uma grande fonte de energia para as células. Quando não há um suprimento de glicose disponível, o corpo recorre à gordura. Ao metabolizá-la, surgem os corpos cetônicos.

O processo pelo qual o corpo prioriza a queima de gordura para gerar energia se chama cetose. Ele é, inclusive, o princípio da famosa dieta cetogênica, que prioriza a ingestão de gorduras boas e limita a ingestão de carboidratos. A suplementação de BHB, portanto, “imita” esse processo, contribuindo com a prevenção de doenças relacionadas à idade.

exercício físico, treinar só de fim de semana
(Crédito: Cliff Booth/Pexels)

Com base nesses benefícios, pesquisadores criaram uma pílula que tem sido chamada de LaKe. A ideia é que, com ela, seja possível alcançar os benefícios que os exercícios e a boa alimentação trazem, mas com um simples suplemento alimentar. Entre os possíveis benefícios, cabe citar:

  • Melhora da sensibilidade do corpo à insulina (combate ao diabetes);
  • Controle da fome;
  • Potencialização da queima de gordura;
  • Redução de risco cardiovascular;
  • Combate às consequências do envelhecimento.
  •  com um simples suplemento alimentar.

Resultado de testes: substitui os exercícios físicos?

Até o momento, os testes foram feitos em ratos, e mostraram aumento na secreção de compostos ligados à sensação de saciedade, entre outros benefícios. É preciso frisar, porém, que além do estudo ser inicial, as pílulas seriam um complemento especialmente para pessoas que têm dificuldades específicas na prática de atividades físicas.

A pílula é promissora, mas não deve substituir completamente os efeitos de um estilo de vida saudável – e ainda requer um longo processo para que se prove sua eficácia e segurança.

exercício físico
(Crédito: Andrea Piacquadio/Pexels)

Bem-estar e saúde