Estudos apontam a melhor posição para dormir e seguir com o bom funcionamento do corpo e todos os órgãos
Ter uma boa noite de sono é fundamental não só para se sentir bem no dia seguinte como para manter a saúde em dia. E a posição que você deita na cama pode influenciar muito isso. Mas, afinal, é melhor dormir do lado direito ou esquerdo?
Segundo alguns estudos, há sim a posição certa para dormir e que pode influenciar mais conforto para o seu corpo. Entenda!
Qual o melhor lado para dormir: direito ou esquerdo?
Se você dorme de lado, com certeza tem uma preferência pelo lado direito ou esquerdo. No entanto, o que você talvez não saiba é que de fato há uma posição ideal para adormecer.
Enquanto deitar de costas pode causar apneia e dormir de bruços faz uma pressão na coluna e pescoço, escolher um lado pode ser o mais indicado, segundo estudos especialistas em sono da Mayo Clinic. Isso porque a posição evita o fechamento da passagem de ar e, consequentemente, o ronco.
Além disso, durante a gestação, a posição pode evitar pressão nos órgãos internos e promove um fluxo sanguíneo saudável quando a gestante, principalmente quando ela opta por deitar virada para o lado esquerdo.
O lado esquerdo, de fato, é o mais indicado para todas as pessoas e a posição pode trazer benefícios para o cérebro, circulação sanguínea, digestão e até coluna. Isso porque, enquanto dorme, o corpo conseguirá realizar importantes funções como a drenagem linfática do sistema nervoso central, uma melhor circulação do sangue sem obstrução da veia cava e a passagem mais fácil dos alimentos pelo estômago e intestino.
Já com relação à coluna, deitar-se de lado permite que a coluna fique mais alinhada. Caso queira ainda mais conforto, especialistas sugerem o uso de um pequeno travesseiro entre os joelhos.