Exercícios de respiração são ferramentas simples, poderosas e comprovadas pela ciência como método para reduzir o estresse e aliviar a ansiedade. Recentemente, um estudo comprovou a eficácia de uma dessas técnicas.
Técnica de respiração para aliviar estresse e ansiedade
De acordo com um recente estudo publicado na revista Scientific Reports, uma única sessão de cinco minutos de respiração profunda e lenta é capaz de controlar e afastar a tensão.
A técnica de respiração que alivia a ansiedade indicada pela pesquisa é bastante simples: inspire por quatro segundos, solte o ar por quatro segundos e aumente gradualmente o tempo de expiração, até que a proporção seja de quatro segundos de inspiração e seis segundos de expiração.
Como a respiração ajuda a aliviar a ansiedade
Os exercícios respiratórios podem combater o estresse e a ansiedade em um momento de tensão, mas também funcionam como ferramenta preventiva.
Quando praticamos exercícios de respiração regularmente, mesmo em situações livres de estresse, desenvolvemos a capacidade de lidar melhor com tensões no futuro.
De acordo com a ciência, o hábito de praticar a respiração consciente diariamente ajuda a criar uma espécie de reserva: com o tempo, ela fornece um acesso imediato à resposta de relaxamento para o corpo e a mente.
Sintomas de ansiedade
É comum que pessoas ansiosas sofram 5 tipos de dores pelo corpo: psiquiatra explica
Medo constante, insônia e mais sintomas que indicam transtorno de ansiedade