null: nullpx
ansiedade-Tasaudavel

É comum que pessoas ansiosas sofram 5 tipos de dores pelo corpo: psiquiatra explica

Publicado 30 Set 2021 – 10:56 AM EDT | Atualizado 30 Set 2021 – 10:55 AM EDT
Reações
Compartilhar

O transtorno de ansiedade é uma doença caracterizada por sentimentos exagerados de medo e antecipação. E ao contrário do que muita gente acredita, a condição não afeta apenas o estado emocional do paciente.

A ansiedade pode provocar diversos sintomas físicos e, em seu canal no YouTube, a psiquiatra Anna Luyza Aguiar lista quais são as cinco dores mais comuns relatadas por pessoas ansiosas.

Dores mais comuns em pessoas ansiosas

1. Dor cervicobraquial

Também conhecida como síndrome da tensão cervicobraquial ou cervicobraquialgia, a condição nada mais é do que a famosa dor no pescoço.

De acordo com a psiquiatra, o problema causa grande incômodo porque, além do pescoço, a dor e a sensação de formigamento podem irradiar para a região dos ombros e dos braços.

2. Cefaleia tensional

Trata-se da dor que pode acometer os dois lados da cabeça e é similar a um peso ou aperto de intensidade leve ou moderada.

A cefaleia tensional que pode se manifestar na nuca, testa ou na parte de cima da cabeça e, segundo a médica, está associada à contração muscular da região cervical.

3. Dor de estômago

O problema está diretamente relacionado ao estresse e à ansiedade porque as condições fazem com que o estômago aumente a produção de ácido importante para a digestão que, consequentemente, eleva o processo inflamatório da parede do órgão.

4. Dor no corpo inteiro

O nível de preocupação acima do normal, comum em pessoas que sofrem de ansiedade, gera um estado de tensão que pode gerar incômodos por todo o corpo.

A especialista explica que a contração muscular causa dores que, muitas vezes, fazem com que os pacientes imaginem que têm o diagnóstico de fibromialgia.

5. Dor torácica

A chamada dor no peito também é comum entre pessoas ansiosas e pode causar grande sofrimento e angústia, pois faz com que o indivíduo chegue a acreditar que está tendo um infarto.

Porém, nem toda dor no peito indica um problema cardíaco e, neste caso, o incômodo na região torácica normalmente está relacionado a contrações musculares que provocam tensão e desconforto.

Confira a explicação da médica na íntegra:

Ansiedade: sintomas e tratamentos

Reações
Compartilhar
RELACIONADO:ansiedade-Tasaudavel

Mais conteúdo de interesse