Na tentativa de emagrecer rapidamente, muitas pessoas acabam apostando em métodos ineficazes ou até mesmo arriscados sem mesmo questionar um profissional da saúde sobre o processo. Segundo especialistas, alimentação equilibrada e prática de exercícios são os verdadeiros pilares da perda de peso que funciona de verdade. Confira abaixo 5 estratégias que não servem para nada se você quer emagrecer:
Não comer mais nada após as 8 da noite
Ao contrário do que muita gente imagina, fazer um lanchinho antes de dormir não atrapalha a dieta e pode até contribuir para a perda de peso por assegurar equilíbrio metabólico e sono de qualidade, essencial para eliminar quilos extras.
Além disso, o hábito de ficar sem comer ainda pode levar a uma comilança exagerada logo antes das oito da noite. Mas não é qualquer tipo de comida que pode estar presente no seu cardápio noturno. Confira aqui as melhores e as piores coisas para comer antes de dormir.
Cortar por completo comidas que você ama, mas engordam
Eliminar completamente da vida um bolo, pão ou prato especial que você ama em nome da dieta é uma estratégia que não funciona. A atitude pode deixar você desanimada e frustrada para continuar a disciplina.
Especialistas apontam que o ideal não é cortar o alimento que tanto gosta, mas sim tirar um dia da semana para degustar algo que lhe dê prazer. Tudo, claro, de forma moderada, equilibrada e consciente para não colocar todo o esforço a perder.
Evitar todo tipo de gordura
Quando se fala em dieta, a palavra “gordura” normalmente causa temor e a primeira ideia é fugir de qualquer tipo de comida do tipo. Porém, é preciso saber diferenciar as gorduras ruins das boas que, inclusive, podem ajudar a perder peso.
O que é a gordura ruim?
A gordura considerada ruim, a saturada, é considerada uma das principais vilãs da saúde. Isso porque essa substância aumenta os níveis de lipoproteína de baixa intensidade, também conhecido como colesterol ruim, e pode acarretar em doenças cardiovasculares.
O que é gordura boa?
Estudos apontam que o consumo de gorduras boas, ou seja, as insaturadas, encontradas em alimentos como azeite de oliva, abacate, castanha do Pará, amêndoa, salmão e linhaça, por exemplo, além de contribuir para a dieta ainda ajuda a aumentar os níveis de colesterol bom, reduzem triglicérides e regulam a pressão arterial.
Passar fome
Passar horas sem comer, ao contrário do que muita gente acredita, não contribui para a dieta e ainda compromete muito a saúde. Algumas diretrizes e dietas, como a do jejum intermitente, apontam que deixar de comer pode ajudar a perder peso, desde que a pessoa não passe fome.
Grande parte dos especialistas, no entanto, afirma que passar muito tempo sem comer provoca perda de nutrientes, pode causar distúrbios alimentares, entre outros males. Além disso, um plano alimentar baseado em passar fome não se sustenta e a pessoa volta a ganhar os quilos que perdeu, provocando o efeito sanfona.
Pensar que o exercício compensa tudo
Comer de forma exagerada, abusar de doces e sequer pensar em moderação acreditando que poderá queimar todas as calorias em sessões de exercícios é outro erro bastante comum cometido por quem pretende perder peso.
É preciso saber que não existe compensação e que pegar pesado na academia e até abusar do esforço físico, além de prejudicar a saúde, não faz com que os quilos extras sejam eliminados. O que funciona de verdade para emagrecer é uma combinação de fatores e alguns estudos indicam que a proporção para o sucesso é de 70% de dieta e 30% exercícios.
Perder peso para sempre: 20 dicas para emagrecer comprovadas pela ciência