Fazer a dieta da banana emagrece? Funciona ou faz mal para a saúde?

por | jun 30, 2016 | Alimentação

A dieta da banana começou quando Sumiko Watanabe, uma farmacêutica de Osaka, criou uma dieta decidida ajudar a acelerar o metabolismo do marido Hitoshi Watanabe, que estava acima do peso. Ele perdeu 37 com a conhecida ‘ morning banana diet‘, plano de dieta que virou febre no Japão e prevê alguns hábitos, como dormir cedo e beber água morna.

Leia também:
Dieta da banana emagrece? Nutricionista lista vantagens e riscos
Banana alivia a TPM e ajuda o intestino a funcionar
Banana com aveia emagrece: aprenda receita termogênica para secar

Depois de emagrecer 37 quilos, Hitoshi Watanabe escreveu o livro Morning Banana Diet (2008), com mais de 800 mil exemplares vendidos e traduções publicadas na Coreia do Sul e em Taiwan. A dieta ficou famosa ao emigrar para os Estados Unidos, onde ganhou centenas de seguidores, principalmente em Nova York, e hoje é um hit internacional.

Sua fórmula é simples. A pessoa deve comer de uma a quatro bananas no café da manhã e tomar uma xícara de água morna como acompanhamento. Mais nada. No almoço, a alimentação é livre (o que se come habitualmente, sem excessos, é claro). Um leve lanche deve ser preparado às 15 horas.

O jantar, corriqueiro, deve ser servido antes das 20 horas e é muito importante que a pessoa vá para cama antes da meia-noite. A água é a única bebida permitida durante as refeições. As sobremesas são proibidas.

A dieta da banana funciona?

Depois que dos EUA, a receita milagrosa aportou no Brasil. Nutricionistas, no entanto, contestam o regime. ‘Não há nada mágico sobre bananas’, disse Bonnie Taub-Dix, nutricionista e porta-voz nacional da American Dietetic Association, para o jornal Daily News, de Nova York. ‘Poder comer o que quiser no almoço e no jantar, como propõe a dieta, não é algo que tenha alguma base científica’ complementa.

Benefícios da banana

Os poderes nutricionais da banana, no entanto, são inegáveis. Conhecida como um dos mais completos alimentos, a fruta constitui uma inesgotável fonte de carboidratos, potássio, sódio, fósforo, cloro, magnésio, enxofre, silício, cálcio, vitaminas A, B1, B2 e C.

Uma banana contém entre 80 e 120 calorias, dependendo da variedade e do tamanho. É considerada um excelente alimento devido ao seu valor nutricional. Verde, é constituída de água e amido, e é por essa razão que seu sabor é adstringente. À medida que vai amadurecendo, o amido transforma-se em açúcares mais simples, como a glicose e a sacarose, que lhe dá sabor doce. Por esse motivo, quando apenas adicionada à dieta sem que haja reduções ou substituições, pode engordar.

Outros nutrientes representativos da banana são o potássio, o magnésio, o ácido fólico e a vitamina B6. O potássio auxilia na regulação da tensão arterial, no equilíbrio dos fluidos do corpo e na contração muscular. Evita a ocorrência de cãibras em atividades físicas. Já o ácido fólico, também reconhecido como vitamina B9, tem papel relevante na gravidez, além de ser eficiente no combate à anemia e a doenças cardiovasculares.

Energética, fácil de consumir e de rápida digestão – menos de duas horas -, a fruta é recomendada para todas as idades. Para os esportistas, são indicadas por sua riqueza em glicídios (açúcares), vitaminas do grupo B, potássio e magnésio, elementos importantes para um bom desempenho muscular. A fruta pode ainda auxiliar na manutenção das defesas imunológicas.