Se para definir e fortalecer o corpo você foca suas atividades na academia apenas nos músculos, saiba que talvez deva começar a prestar mais atenção aos nervos. Isso porque, segundo um recente estudo realizado pela Oklahoma State University, nos Estados Unidos, trabalhar os neurônios motores é essencial para ficar forte de verdade.
Trabalhar os nervos pode te deixar mais forte
Os neurônios motores transmitem os sinais do cérebro para os tecidos musculares e indicam quando exercitamos um determinado músculo. E, de acordo com os pesquisadores, alguns exercícios específicos são capazes de estimular esses nervos e neurônios.
O trabalho científico mostrou que as melhores atividades para fortalecer são as que envolvem muito peso. Cargas elevadas induziriam os nervos a levarem mais sinais do cérebro para os músculos do que os exercícios com menos peso e mais repetições, garantindo melhores resultados.
O estudo, que contou com 26 homens que treinaram durante seis semanas, indicou que tanto os participantes que se exercitaram com menos peso e fez um número maior de repetições quanto os que pegaram pesado em séries mais conseguiram ganhar massa, mas os do segundo grupo tiveram resultados mais rápidos e maior ganho de força.
Os pesquisadores também avaliaram como os estímulos nervosos atuam nos músculos através da utilização de um aparelho de corrente elétrica que simulava o estímulo para os músculos. O teste possibilitou a medição de como a corrente elétrica e os estímulos dos neurônios influenciavam no desempenho físico.
Exercícios para definir o corpo e emagrecer
- Estudo de Harvard indica o exercício que endurece a barriga em menos tempo
- Como fazer o corpo continuar queimando calorias após o término do treino?
- 5 passos para ganhar mais massa magra e conquistar um corpo durinho