Sempre cheios de sinceridade em suas conversas, Will Smith e sua família se juntaram recentemente no “Red Table Talk” (programa comandado por Jada Pinkett Smith, esposa do ator) para discutir os resultados dos exames que todos fizeram – e, pela primeira vez, o cantor Jaden Smith, filho do casal, falou sobre problemas de saúde que começou a ter ao adotar uma dieta vegetariana há mais de um ano.
Jaden Smith fala sobre problemas de saúde
Tudo começou em setembro, também no “Red Table Talk”, quando Will convocou uma reunião familiar de emergência para compartilhar as reflexões que teve a respeito da própria saúde.
Enquanto ele comentou ter descoberto que sentia a necessidade de comer o tempo todo, Jaden e Jada foram apontados como membros da família que estavam evitando comer muitas vezes ao dia devido a desconfortos estomacais.

“Meu maior problema é: eu acordo de manhã e meu estômago está doendo, não quero tomar café da manhã [porque] meu estômago dói”, explicou o jovem, e sua mãe então revelou que, antes deste episódio, ela e Will fizeram uma espécie de intervenção com o filho por perceberem que ele não parecia fisicamente bem. “Notamos que ele não estava comendo proteína o suficiente. Estava definhando, parecia exausto”, disse ela.
Will então completou, descrevendo a aparência do filho na época em que conversou com ele e afirmando que, desde então, houve uma mudança. “Ele estava com olheiras, sua pele estava um pouco acinzentada e nós ficamos nervosos, mas você certamente está com uma aparência melhor agora”, afirmou o ator.

Segundo o cantor, após esta intervenção ser revelada e o assunto circular pela mídia, ele passou também a ouvir comentários na rua. “As pessoas ficam tipo: ‘Ai meu Deus, você está doente? Posso te levantar? Te dar uma água? Você pode ficar com a minha comida’. E eu fico tipo: ‘Cara, eu estou aqui comendo também'”, afirmou ele.
Segundo o casal, isso aconteceu quando Jaden passou a ser vegetariano, mas, além da redução de proteínas devido a essa mudança, o jovem afirmou que também não estava comendo em boas quantidades. “Eu estava consumindo duas refeições ao dia. Às vezes uma, aquela refeição grande”, comentou o cantor.
O que diz o médico sobre saúde de Jaden Smith
Posteriormente, em um episódio mais atual, a família voltou a se reunir – desta vez na presença do médico Mark Hyman, especialista em medicina funcional e adepto da técnica de usar a alimentação como forma de criar um equilíbrio da saúde de forma geral. Nele, Hyman compartilhou os resultados dos exames dos Smith, detalhando o quadro de saúde de Jaden.

Síndrome do intestino permeável
Conforme explicou o médico à família, todos eles possuem um problema chamado “leaky gut” (“síndrome do intestino permeável” em português), caracterizado pela passagem de pequenas quantidades do conteúdo do intestino para o restante do corpo. Isso, por sua vez, não só cria quadros inflamatórios e fadiga, mas também prejudica a absorção de diversos nutrientes, algo que contribuiu para o quadro de Jaden.
Ao explicar o problema a Will, Hyman afirmou que a solução para ter uma vida saudável com este problema é comer de forma adequada, evitando que refeições ricas em gorduras ou açúcar e pobres em nutrientes seja algo constante. Além disso, ele também afirmou que fazer uma alimentação baseada em vegetais é bom para quem sofre deste problema.
Falta de vitaminas por dieta vegetariana sem reposições
A carne – especialmente a vermelha – é uma fonte enorme de ferro, outras vitaminas e certamente de proteínas, e deixar de consumi-la cria a necessidade de reorganizar a alimentação de forma a conseguir estes nutrientes em outros alimentos. Segundo o médico, além da síndrome, Jaden também enfrentou problemas devido essa mudança brusca na alimentação.
“Seus níveis de B12 estão baixos, os de vitamina D estão extremamente baixos e você também está muito deficiente em ômega-3”, afirmou o médico. A respeito destes nutrientes, Hyman afirmou que eles não são úteis apenas para a saúde física, mas também para a regulação do humor – algo que também está sendo prejudicado pelos desconfortos estomacais percebidos por ele.
Desconfortos estomacais e intolerância a alimentos
O principal problema relatado por Jaden – que, inclusive, fazia com que ele não tivesse vontade de comer – é a dor de estômago e, apesar de não ficar clara a presença de outros problemas no órgão (como gastrite, por exemplo), o médico comentou que muito disso se deve a outro aspecto que a família Smith tem em comum: intolerância a glúten e à lactose.

Segundo ele, não é nada raro que pessoas não consigam digerir corretamente estas substâncias (que são, respectivamente, uma proteína do trigo e um açúcar presente no leite). Com isso, ele orientou que Jaden faça algumas substituições em sua dieta, ingerindo gorduras boas e substituindo a farinha branca que ele consome em panquecas de manhã por farinha de amêndoas ou outras opções semelhantes.
Tratamento
Como solução para este combo de fatores, além de fazer essa troca de alimentos, o médico ele afirmou que é preciso fazer a correção do comportamento do estômago e das deficiências nutricionais. “Quando você ajeita seu estômago, sua dieta se expande, você toma alguns suplementos e tudo volta ao normal”, explicou o médico, aliviando a família.
Assista aos episódios (ambos em inglês):
https://www.facebook.com/redtabletalk/videos/549708365774998/
https://www.facebook.com/redtabletalk/videos/554105188480077/