null: nullpx
benefícios-Tasaudavel

Usos da casca de laranja

Publicado 30 Jun 2016 – 06:25 PM EDT | Atualizado 20 Mar 2018 – 12:57 PM EDT
Compartilhar

Não jogue fora a casca de laranja. Descartá-la, é desperdiçar uma fonte de nutrientes, carregada de benefícios medicinais. A escritora Rebecca Wood, autora da publicação americana “Enciclopédia dos novos alimentos integrais”, cita que se a laranja é uma fruta indispensável, sua casca também merece destaque. Pode conter cerca de 60 flavonoides, e mais de 170 fitonutrientes, essenciais para a manutenção da saúde da pele e do sistema imunológico. Além disso, pode ter usos em truques naturais de beleza.

Propriedades medicinais e uso estético

A casca de laranja pode ser comparada com a casca de maçã, quando se fala em propriedades medicinais. Sua ingestão regular otimiza o aparato digestivo. Remove gases, azia, eructação ácida, e náuseas, ajudando até a equilibrar o apetite. Os experimentos realizados também demonstram que este produto natural é de grande utilidade no combate ao colesterol e aos triglicérides, inclusive em pessoas que sofrem com tais condições em decorrência do peso corporal excessivo.

Auxilia no tratamento de problemas nas vias respiratórias, tratando a asma e reduzindo a tosse, por exemplo. Um de seus compostos, a hesperidina, foi identificado como eficaz contra a osteoporose e na prevenção do câncer de cólon. Para as finalidades descritas, há que beber 1 colher de chá do pó de casca de laranja em 1 copo de água mineral, pelo menos 3 vezes na semana.

Quando em forma de óleo essencial, são potencializadas as propriedades anti inflamatórias e anti microbianas. Este também é um excelente sedativo, podendo, ainda, ser inalado para acalmar os nervos. Se quer afastar a insônia, ou criar um ambiente “tranquilizador” em sua casa, ferva 2 mãos cheias de cascas secas em 1 litro de água, deixando em ebulição por vários minutos, para que o aroma fique “pairando” no ar.

Para a beleza, o óleo essencial desta casca é especialmente indicado para corrigir pele oleosa. Hidratar a face previamente limpa com algumas gotas transforma a tez, deixando-a macia e suave. Para os demais tipos de pele, pode-se usar o pó da casca. Umedeça uma boa quantidade, e esfregue com suavidade na face. Este esfoliante remove células mortas e cravos, proporcionando mais brilho. Já uma máscara com este pó úmido, remove manchas escuras, e agindo contra espinhas com pus, e contra a acne. Deixe por 10 minutos, 2 vezes na semana.

Para fazer o pó de casca de laranja em casa, deixe-a secando ao sol, até que mude para uma coloração mais escura. Em seguida, passe por 1 processador de alimentos. Se não possui um, apele para o bom e velho pilão. Poderá socá-las até que se transformem em pó.

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse