null: nullpx
clareamento dos dentes-Tasaudavel

Tratamento de clareamento deixa os dentes sensíveis?

Publicado 30 Jun 2016 – 06:59 PM EDT | Atualizado 20 Mar 2018 – 12:57 PM EDT
Compartilhar

Uma das alternativas mais usadas por quem quer conquistar um sorriso bonito e branquinho é o tratamento de clareamento feito em consultório ou em casa. Contudo, 80% das pessoas que passam pelo procedimento ficam com os dentes sensíveis*. Você sabe por que isso acontece?

Leia também:

O cirurgião dentista Marco Aurélio Luchetti (CRO SP 48.102) explica que os produtos mais utilizados nos tratamentos de clareamento são peróxido de hidrogênio e peróxido de carbamida, que penetram no esmalte dos dentes, causando a sensibilidade. "A dentina é a parte do dente que ‘guarda’ a cor e as machas. Para alcançar a dentina e clareá-la, precisamos permeabilizar o esmalte", explica.

"Quebrada" a barreira de proteção do esmalte, acontece a exposição da dentina. Essa camada é formada por túbulos nervosos, que quando entram em contato com alimentos e bebidas frias, quentes ou doces, provocam dores agudas e pontadas. De acordo com Luchetti, essa sensibilidade é temporária e pode ser amenizada com uma aplicação de flúor logo após o procedimento e o uso de cremes dentais enriquecidos com flúor.

Todas as pessoas podem fazer clareamento?

A cor da dentina muda de pessoa para pessoa e o clareamento não altera sua tonalidade original. Crédito: Thinkstock

Todas as pessoas podem ter hipersensibilidade dentinária após realizar um clareamento, contudo, o profissional alerta para aqueles que já têm o problema ou apresentam retração gengival evitem passar pelo procedimento. Como as substâncias usadas são em certa medida agressivas podem piorar o quadro.

Vale ressaltar que as pessoas têm cores de dentina diferentes. Algumas são mais amareladas, outras acinzentadas, outras branquinhas e, por mais que se tente, o tratamento de clareamento não altera a cor dessa camada. Fazer aplicações frequentes com esperança de ficar com o sorriso mais branco não surte efeito, muito pelo contrário, apenas desgasta o esmalte e aumenta a hipersensibilidade.

* Haywood B; Brushing with a Potassium Nitrate Dentrifice to Reduce Bleaching Sensitivity; The Journal of Clinical Dentistry 2005;16:17-22

** Esta matéria possui conteúdo publicitário

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse