Remédio chamado de “nova bariátrica” gerou perda de até 29 Kg em estudo: agiu em vários IMC

Enquanto análises que buscam validar sua eficácia e segurança no tratamento de sobrepeso seguem em andamento, novas informações sobre a substância Tirzepatida mostraram de forma mais palpável seus efeitos para fins de emagrecimento.

Segundo achados do estudo Surmount-1, grande pesquisa financiada pela farmacêutica norte-americana Eli Lilly que busca atestar eficácia e segurança da droga, divulgados por seus pesquisadores, o remédio não só motiva uma perda substancial de peso como ainda o faz de forma uniforme entre diferentes constituições físicas.

Diante dos achados, fica claro o motivo de a medicação ter sido apelidada de “nova bariátrica”.

Tirzepatida: novas informações reforçam potencial do remédio

Desenvolvida e atualmente em fase final de análises pela farmacêutica norte-americana Eli Lilly, a Tirzepatida, mais recente aposta para o tratamento de obesidade, teve detalhes de seus benefícios divulgados recentemente.

Aplicação de injeção na barriga
dzika_mrowka/iStock

No início de 2022, informações da própria empresa atestaram que o medicamento ajudou pacientes a perderem 16% do peso corporal com 5 mg semanais da substância, 21,4% com 10 mg semanais e 22,5% com 15 mg semanais.

Devido ao efeito de grande perda de peso parecido com o das cirurgias de redução de estômago, a Tirzepatida tem sido apelidada de “nova bariátrica”, e novos resultados divulgados por estudiosos envolvidos no estudo da droga mostram uma perspectiva ainda mais animadora.

De acordo com informações divulgadas pelo veículo “ Medscape”, análises em pacientes com diferentes composições corporais mostraram que, além de tudo, a perda de peso se mostra uniforme.

-
huettenhoelscher/Getty Images/iStockphoto

Isso significa, portanto, que o emagrecimento ocorreu nos estudos independentemente do índice de massa corporal (IMC), da idade e também do número de condições de saúde ligadas à obesidade dos pacientes, e de maneira proporcional às doses administradas.

Quanto peso a Tirzepatida elimina?

O que mais impressiona, porém, são as informações a respeito de quanto as pessoas de cada faixa de peso emagreceram ao longo do processo. Segundo resultados apresentados por um dos autores do estudo, Louis J. Aronne, na reunião anual da American Diabetes Association, como informado pelo “Medscape”, as perdas são da seguinte ordem:

  • Pacientes com 27 a 30 kg de sobrepeso por m² e peso médio de 80,7 kg perderam de 13,15 a 13,6 kg;
  • Pacientes com 30 a 35 kg de sobrepeso por m² e peso médio de 89,8 kg perderam de 14,9 a 19,5 kg;
  • Pacientes com 35 a 40 kg de sobrepeso por m² e peso médio de 103,4 kg perderam de 15,4 a 25,4 kg;
  • Pacientes com 40 kg de sobrepeso por m² e peso médio de 127 kg perderam de 19,9 a 29 kg.

Emagrecimento saudável