A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que revestem o sistema nervoso central (encéfalo e a medula espinhal), que pode ser infecciosa ou não-infecciosa e atingir tanto adultos quanto crianças.
Bem menos comum que as típicas viroses e gripes da infância, seus sinais e sintomas podem confundir com estas infecções mais corriqueiras. Conheça a seguir mais sobre o quadro e aprenda a reconhecer a meningite em crianças.
Meningite: tipos
As meningites infecciosas são mais frequentes e podem ser causadas por vírus, bactérias e fungos, enquanto que as não-infecciosas são provocadas por traumatismos, hemorragias, tumores, irritação química, entre outros.
A meningite meningocócica, causada pela bactéria Neisseria meningitidis é uma das causas mais frequentes na população pediátrica, podendo ter consequências muito graves se não tratada em tempo hábil.
A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, através de secreções respiratórias como espirro, tosse e outras formas de contato próximo. Conheça 6 sinais de meningite em crianças:
Meningite em crianças: 6 sintomas
De acordo com o neurocirurgião pediátrico Ricardo Santos de Oliveira, médico-assistente da Divisão de Neurocirurgia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, é indicado procurar atendimento médico com urgência se a criança apresentar alguns dos seguintes sintomas:
- Febre
- Moleira abaulada (levemente levantada)
- Dor de cabeça persistente
- Rigidez da nuca
- Irritabilidade e/ou prostração
- Alteração do estado mental
O médico afirma que adultos e crianças podem apresentar os mesmos sintomas e explica que a vacinação é ainda a melhor forma de prevenção contra os casos graves de meningite infecciosa.
O tratamento das meningites infecciosas consiste no uso de antibióticos ou antivirais e a busca por um médico deve ser imediata para evitar mortalidade e gravidade das sequelas. No caso das meningites não infecciosas, o tratamento, de modo geral, é feito com corticosteroides.