Renato Aragão teve quadro conhecido como “mini AVC”: entenda o que é e como identificar

por | dez 8, 2022 | Saúde

Na última quarta-feira (7), o humorista Renato Aragão, conhecido como o personagem Didi, deixou o público preocupado após ser internado no Rio de Janeiro. Passado o susto, porém, ele declarou estar bem e, segundo a família, a hospitalização aconteceu devido a um ataque isquêmico transitório (AIT), também conhecido como “ mini AVC”.

Entenda o quadro que afetou o ator e saiba reconhecer os sintomas.

Renato Aragão teve “mini AVC”: o que é?

Após o pai, Renato Aragão, ser internado, a filha do humorista, Livian, usou as redes sociais para tranquilizar os fãs, afirmando que o ator está bem, e detalhando o diagnóstico. “Ele teve um AIT, acidente isquêmico transitório. Está sob vigilância neurológica, muito bem monitorado e com muito amor e carinho”, pontuou ela sobre o ator, que já teve um acidente vascular cerebral (AVC) em 2015.

https://www.instagram.com/p/Cl4t10LJIMt/?hl=pt-br

Também conhecido como “mini AVC” ou “alerta de derrame”, o AIT é, segundo informações da Mayo Clinic um quadro que causa sintomas similares aos de um Acidente Vascular Cerebral de forma temporária.

Assim como o AVC, o AIT acontece quando o suprimento de sangue que precisa chegar a determinada parte do cérebro é interrompido, mas, no AIT, isso ocorre brevemente. Em geral, ele dura apenas alguns minutos e tende a não causar danos permanentes.

https://www.instagram.com/p/Cl4gGUZAPap/?hl=pt-br

Como dizem os “apelidos” atribuídos ao quadro, porém, ele pode ser um sinal de alerta, já que, segundo estimativas, uma a cada três pessoas que tiveram um AIT terão, eventualmente, um derrame. Em metade dos casos, o AVC acontece até um ano após o diagnóstico de AIT.

Sintomas de “mini AVC”

De acordo com informações de um artigo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, estes são os sintomas que podem ajudar a reconhecer um “mini AVC”:

  • Fraqueza ou dormência em um dos lados do rosto (pode incluir dificuldade de mover os lábios e boca aparentemente torta);
  • Fraqueza em apenas um dos braços;
  • Fala comprometida (arrastada);
  • Visão reduzida, dupla ou embaçada;
  • Tontura, perda de equilíbrio, falta de coordenação nos movimentos e dificuldade para andar.

É preciso lembrar, porém, que a princípio não é possível saber se os sintomas indicam um AIT ou um AVC. Sendo assim, na presença de um ou mais sinais indicados, é recomendado buscar atendimento médico imediatamente.

AVC
Mohammed Haneefa Nizamudeen/iStock

Saúde neurológica