Quando a falta de sono tem origem psicológica, pode ser um círculo vicioso: quando se tem problemas, dorme-se pouco, e vice-versa – e com isso você vai se sentindo cada vez pior. Além disso, tanto a insônia como a hipersonia (sono excessivo) podem ser desengatilhadas pelas flutuações hormonais de substâncias como estrogênio, progesterona, serotonina e cortisol. Mas, há maneiras de driblar o problema.
Tratamento para insônia: rotina antes de dormir
Por isso, o conselho para quem tem insônia é buscar tratamento com medicamentos específicos ou terapia comportamental através da indicação de um médico ou especialista. Quadros de insônia também estão associados com o índice de massa corporal (IMC) mais elevados, sedentarismo, hipertensão, ansiedade e depressão.
Porém, alguns exercícios antes de dormir podem facilitar a chegada do sono. Veja como praticá-los:

1. Exercícios de respiração
Exale fazendo o som de “shi”, feche as mãos e mantenha os punhos cerrados, respire fundo e conte até quatro, segure o ar contando até sete, solte contando até oito. Repita o ciclo quatro vezes.
2. Contraia os músculos do corpo
Mexa, espreguice, estire todos os músculos dos pés até a ponta dos dedos, das mãos – incluindo punhos e dedos – do pescoço e da face.
3. Experimente não piscar
Fique de olhos abertos e tente não piscar. Faça o esforço para resistir e só pisque quando precisar.
Veja como aplicar as técnicas no vídeo:
https://www.facebook.com/vix.life.brasil/videos/vb.1172597839518793/1942884719085754
Benefícios de dormir bem
- Ter uma boa noite de sono ajuda a perder peso
- Você já teve orgasmo no sono? Uma posição ao dormir favorece
- Médico ensina como pegar no sono em segundos com respiração








