Pessoas que passam muito tempo sentadas têm mais gordura visceral (e isso é perigoso!)

por | fev 2, 2018 | Saúde

A necessidade de passar muitas horas sentado, normalmente relacionada ao trabalho, não apenas provoca desconfortos musculares, piora da postura e dores nas costas. O hábito ainda causa aumento da gordura visceral, que abre porta para problemas graves como doenças cardíacas e diabetes tipo 2.

Ficar muito tempo sentado aumenta gordura visceral

iStock

De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Leicester, Inglaterra, pessoas que passam uma grande quantidade de tempo sentadas tem níveis mais altos de gordura visceral, localizada em torno do fígado, pâncreas e rins.

A gordura na região da barriga também está ligada a um risco aumentado de câncer e acidente vascular cerebral (AVC). Os dados foram apresentados pela publicação Obesity.

Shutterstock

Para chegar à conclusão, os pesquisadores usaram ressonância magnética para analisar 124 pessoas com grande probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2. Elas também usaram um dispositivo eletromecânico ao redor cintura para medir quanto tempo passaram sentadas ao longo de uma semana.

Os cientistas descobriram que a relação entre a gordura visceral e o grande tempo sentado foi mais forte para os participantes do estudo que não obedeciam a recomendação de saúde pública de fazer 150 minutos semanais de atividade física de intensidade moderada.

Gordura da barriga