null: nullpx
dor de cabeça-Tasaudavel

Todos os tipos de dor de cabeça são mais comuns em mulheres, mostra levantamento

Estudo ainda mostra que metade da população mundial sofre com a algia
Publicado 29 Abr 2022 – 04:07 PM EDT | Atualizado 29 Abr 2022 – 04:08 PM EDT
Compartilhar
Default image alt
Dor de cabeça Crédito: seb_ra/Istock

Mais da metade da população mundial apresenta, ao longo de um ano, pelo menos um episódio de dor de cabeça, segundo estudo publicado em 12 de abril de 2022 no periódico científico The Journal of Headache and Pain.

A revisão de 357 pesquisas anteriores sobre o tema, realizadas entre 1961 e 2020, mostrou que 52% das pessoas acima de 5 anos têm cefaleia, sendo que 14% sofre de enxaqueca, que é a forma mais crônica da condição. E mais: 4,6% dos indivíduos apresentaram o incômodo 15 ou mais dias por mês.

A maioria dos estudos avaliou adultos entre 20 e 65 anos, mas alguns também incluíam crianças, adolescentes e idosos. Diferenças metodológicas entre cada trabalho foram levadas em consideração para obter um resultado mais próximo da realidade.

Mulheres têm mais dor de cabeça do que homens

O levantamento ainda revelou que todos os tipos de dores de cabeça são mais comuns em mulheres do que em homens, especialmente enxaquecas (17%, em comparação com 8,6%).

De acordo com os pesquisadores, a maior parte dos estudos veio de países de alta renda, com bons sistemas de saúde, o que pode não refletir a realidade global. "O que está claro é que, em geral, as cefaleias são altamente prevalentes em todo o mundo", afirmou em comunicado Lars Jacob Stovne, principal autor do estudo.

Saúde e bem-estar


Compartilhar

Mais conteúdo de interesse