null: nullpx
emagrecer-Tasaudavel

Mulheres estão deixando de ir ao médico por estarem acima do peso e isso é perigoso

Publicado 6 Nov 2017 – 04:00 AM EST | Atualizado 15 Mar 2018 – 01:12 PM EDT
Compartilhar

Um estudo norte-americano descobriu que 45% das mulheres evitam ir ao médico por estarem acima do peso. À primeira vista, essa prática pode parecer pouco prejudicial, mas ela esconde condições extremamente ruins para a saúde. 

Mulheres desmarcam consultas devido ao peso

Publicada no Jornal da Faculdade Americana de Cardiologia e realizada pela Women’s Heart Alliance, a pesquisa mostra que a  maioria das mulheres ainda ignora o maior risco para a saúde feminina, que são as doenças cardiovasculares.

Mas o que também surpreende é o dado de que 45% das mais de mil participantes do estudo já desmarcaram ou adiaram consultas médicas por considerarem que estão acima do peso adequado. Elas deixaram de ir ao compromisso com o objetivo de remarcá-lo após emagrecer.

Vergonha do peso ou medo são as causas

Após passarem pela primeira consulta para avaliação e orientação quanto à perda de peso, as mulheres podem seguir um caminho tortuoso.

Segundo a endocrinologista Rosália Padovani, da clínica RP Endocrinologia, quando não conseguem alcançar os objetivos propostos, ou seja, quando não conseguem emagrecer, as pacientes ficam com vergonha ou medo de retornarem. Então, acabam fugindo das consultas seguintes.

"É muito comum. Além disso, elas frequentemente passam um período tentando perder peso sozinhas e, quando percebem que não conseguem, procuram outro médico", explica a especialista.

Quais são as consequências?

Deixar de ir às consultas por estar acima do peso pode trazer consequências e riscos para a saúde, já que o sobrepeso e a obesidade aumentam taxas de colesterol e o risco de doenças como hipertensão, diabetes, infarto agudo do miocárdio, derrame e trombose.

Além disso, o emagrecimento é muito mais difícil quando não há acompanhamento de um especialista, visto que existem profissionais adequados para identificar o motivo do excesso de peso e traçar métodos para amenizá-lo. 

Ir ao médico é importante independente do peso ou sexo

O fato de ser indicado que pessoas com sobrepeso ou obesidade se submetam a consultas médicas não significa que quem está no peso ideal também não deva.

"Todo paciente deve se consultar e realizar exames para que ocorra o diagnóstico precoce e controle de possíveis doenças", destaca a endocrinologista Rosália Padovani.

Efeitos do sobrepeso e obesidade na saúde

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse