Mancha vermelha no olho como a de Gleisi Hoffmann é perigosa? Entenda o sintoma

Recentemente, nos dias que sucederam o segundo turno das eleições de 2022, a deputada federal e presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, chamou a atenção devido a algo diferente em sua aparência. Em compromissos oficiais, Hoffmann surgiu com o canto de um dos olhos bastante vermelho – e, a Tá Saudável, o oftalmologista Hallim Féres Neto, membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, explica as possíveis causas.

Gleisi Hoffmann surge com mancha vermelha no olho

Em entrevistas à imprensa recentemente durante seus compromissos oficiais após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições presidenciais de 2022, Gleisi Hoffmann, presidente do PT, surgiu diferente na mídia. Em algumas ocasiões, ela chamou a atenção de espectadores por estar com uma mancha vermelha no canto externo do olho direito – e, apesar da aparência alarmante, o sintoma é, em geral, bastante inofensivo em termos de saúde.

Gleisi Hoffman tem surgido com uma mancha vermelha no olho direito
Reprodução/Jornal Hoje/Rede Globo

Mancha vermelha no olho: por que acontece?

Conforme explica o médico oftalmologista Hallim Féres Neto, esse tipo de mancha vermelha no olho recebe o nome de hemorragia subconjuntival ou hiposfagma, e ocorre quando uma das pequenas veias ou artérias localizadas no olho se rompe. Segundo ele, a parte branca do olho, chamada esclera, é revestida por uma camada transparente, chamada conjuntiva, e, quando um destes vasos sanguíneos se rompe, o sangue vaza e fica represado na região.

Este processo, inclusive, é o mesmo que ocorre em outras partes do corpo, também devido a traumas, com a diferença de que, no olho, fica mais visível. “No olho, isso assusta mais porque a conjuntiva é transparente, então a gente vê o vermelho bem forte. Mas isso muitas vezes acontece na pele – no braço, na perna. São aqueles roxinhos que a gente vê logo embaixo da pele. É uma veiazinha que se rompe e o sangue fica embaixo da pele, mas enxergamos roxo porque a pele está por cima”, conclui.

Mancha vermelha no olho como a de Gleisi assusta, mas é algo inofensivo
Reprodução/Jornal da Globo/Rede Globo

Causas

Ainda que o sintoma amedronte, ele não gera dor ou outras sensações desagradáveis, e, segundo o médico, está ligado geralmente a quadros simples. “Pode acontecer por alguma lesão, trauma, como coçar os olhos. Além disso, quando o tempo está mais seco, essas veias ficam sensíveis e a conjuntiva fica mais sujeita a isso. Às vezes por aumento da pressão na parte superior do corpo quando a gente faz força. Levantar peso, fazer exercício físico e às vezes até fazer força para evacuar pode causar isso”, pontua.

Além disso, o oftalmologista afirma também que certas condições de saúde podem causar o sintoma, mas raramente é algo grave. Ele cita, por exemplo, um pico de pressão alta causado por estresse (e não a pressão alta crônica, com a qual o corpo se acostuma), a síndrome do olho seco e alterações na coagulação (coagulopatias). No terceiro caso, porém, os pequenos “derrames” não aparecem apenas no olho, mas sim em forma de hematomas “sem causa” pelo corpo.

Ele pontua ainda que, levando em consideração que Gleisi foi bastante ativa durante as eleições, o estresse pode, além de ter gerado algum pico de pressão alta, ter prejudicado o sono da deputada. Isso, por sua vez, piora a qualidade da lágrima e torna a lubrificação ocular inadequada – e, com o olho mais seco, a conjuntiva fica mais sujeita a traumas.

Estresse pode prejudicar o sono, algo que afeta também a saúde ocular ao deixar os olhos mais secos
ia_64/Getty Images/iStockphoto

Tratamento

Como a condição não gera desconfortos nem riscos à saúde, Hallim afirma que raramente é administrado algum medicamento, mas, em casos nos quais a hemorragia é mais intensa, pode ser usado um colírio vasoconstritor, que ajuda a fechar o vaso sanguíneo rompido. Além disso, compressas frias podem ajudar, e a mancha no olho tende a sumir completamente em cerca de três semanas após surgir.

Quando se preocupar

Segundo o médico, é ideal buscar atendimento médico para este sintoma quando ele surge de forma recorrente ou está associado a alguma piora na visão.

Saúde ocular