Malu Mader conta que sua personalidade mudou após cirurgia cerebral: atriz raramente fala sobre

por | nov 12, 2021 | Saúde

Ao participar de um podcast, Malu Mader compartilhou algo raro sobre a vida pessoal. Em 2005, após descobrir um cisto benigno no cérebro, a atriz teve de passar por uma cirurgia delicada da qual não falou muito sobre ao longo dos anos – e agora, conversando sobre seu interesse em neurociência e outros aspectos da mente humana, ela revelou uma consequência bem inusitada desta operação.

Malu Mader fala de “sequela” de cirurgia feita na cabeça em 2005

Dezesseis anos após ter um problema de saúde delicado e passar por uma cirurgia na cabeça, a atriz Malu Mader tocou no assunto e revelou algo inusitado sobre o que trouxe de consequências da operação. No podcast W/Cast, com o publicitário Washington Olivetto, a atriz – que raramente fala sobre o ocorrido – compartilhou que, por ter sido realizada no cérebro, a cirurgia afetou aspectos comportamentais.

Afirmando ter criado interesse por assuntos como neurociências, psiquiatria e psicanálise especialmente após notar esta mudança, ela explicou. “Uma vez eu vi uma entrevista do Paulo Niemeyer – ele que me operou – falando que quem opera o lobo frontal esquerdo, o risco maior não é propriamente de perda de memória, mas [de] mudança comportamental. Liguei para ele e falei: ‘Paulo, como é que você não me avisou?! Estava percebendo que estava meio diferente’”, disse ela.

Em seguida, a atriz, que inicialmente havia creditado a mudança à experiência, detalhou melhor o que sentiu. “Percebi alguma mudança de comportamento, mas atribuía a: você passa por uma coisa dessas e mexe com você, com a maneira de ver. Não é que eu virei outra pessoa, uma coisa de novela, que você acorda outro, mas [aconteceram] muitas mudanças muito significativas”, compartilhou.

Malu descobriu a existência do cisto em 2005 após sofrer uma convulsão e ser, então, internada. No hospital, a formação foi identificada e, ainda que aparentasse ser benigno, ele apresentava características tumorais, como raízes no cérebro, algo que motivou a cirurgia. Para remover a formação, que tinha cerca de quatro centímetros, foi necessário fazer um corte de orelha a orelha – e, apesar de delicado, o procedimento foi bem sucedido.

Saúde