A influenciadora Nathalia Gibson, famosa por compartilhar conteúdos de beleza e moda em suas redes sociais, relatou por meio de um vídeo nas redes sociais que passou por uma situação inesperada recentemente após ser diagnosticada com celulite bacteriana, quadro que desenvolveu após fazer algo considerado muito corriqueiro: espremer uma espinha. Entenda mais a seguir.
Espremer espinhas causa celulite bacteriana de influencer
A influencer fez um post nas redes sociais mostrando a lesão da acne desde o início e contando tudo que aconteceu para alertar seus seguidores a não fazerem o mesmo que ela.
Logo após espremer a espinha, Nathalia mostrou que seu rosto inchou, o que a fez ir ao hospital para “tomar um remédio”. Mas quando foi constatada a gravidade de seu quadro, ela precisou ficar internada por dois dias. “Eu fui para o hospital só para tomar um remédio, mas disseram que eu precisaria ficar internada porque eu estava com celulite bacteriana”, relembra. Nathalia precisou passar por uma tomografia e exames de sangue e recebeu medicações intravenosas por alguns dias.
https://www.instagram.com/reel/CfNDIOIlcIL/
Na legenda, a influencer pontuou ainda que a celulite bacteriana ocorre quando as bactérias entram no corpo através da pele e que pode ter desfechos graves, como nos casos em que o micro-organismo atinge a corrente sanguínea, causando uma infecção maior.
Celulite bacteriana: O que é
A celulite bacteriana é uma infecção no tecido adiposo (camada de gordura), localizado abaixo do tecido da pele. Ela é considerada grave e pode se espalhar rapidamente, conforme explica a dermatologista Mônica Aribi, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Segundo a instituição de saúde norte-americana Mayo Clinic, ela é causada por bactérias, mais comumente estreptococos e estafilococos, que colonizam a pele e encontram uma “via de infecção” para adentrar a derme. Estas portas de entradas podem ser cortes, picadas de insetos, machucados em geral e espinhas espremidas.
Os principais sintomas da celulite bacteriana são vermelhidão, inchaço, dor, febre, feridas abertas e até mesmo bolhas. Ela não é contagiosa.
A instituição ressalta também que entre as complicações relacionadas à celulite bacteriana estão bacteremia, ou seja, a presença de bactérias na corrente sanguínea, inflamações ósseas causadas pelos agentes infecciosos e síndrome do choque tóxico, quando as bactérias se alastram rapidamente e produzem toxinas no organismo.
Diagnóstico e tratamento da celulite bacteriana
Nathalia mencionou que foi diagnosticada por exames de imagem e sangue, e precisou tomar três medicações diferentes.
A Mayo Clinic ressalta que é necessário uma avaliação médica para detectar o quadro, e pode ser que exames de sangue possam ser solicitados para descartar outras condições.
O tratamento principal se dá por antibióticos endovenosos, pois, como a infecção se espalha com rapidez, remédios orais podem não agir na mesma velocidade.
Para prevenir a celulite bacteriana, caso uma ferida apareça na pele, o ideal é lavá-la diariamente apenas com água e sabão, cobri-la com um curativo e ficar atento a possíveis sinais de infecção.
Cuidados com a saúde da pele
Você pode tratar espinha de dentro para fora para resolver de verdade o problema
Espremer espinha não afeta só pele; pode causar celulite facial, tipo de infecção grave