Hipertensão: 5 alimentos que ajudam a baixar a pressão

por | maio 9, 2014 | Saúde

A hipertensão é um problema que afeta cerca de 20% da população brasileira e caracteriza-se pelo aumento tensional no sangue. A doença é perigosa e está associada a outras como, obesidade e colesterol alto, decorrentes, em boa parte dos casos, de maus hábitos alimentares. A boa notícia é que existem alguns alimentos capazes e diminuir a pressão e melhorar a qualidade de vida dos hipertensos ou mesmo evitar que a doença se desenvolva.

Alimentos que diminuem a pressão sanguínea

Clara de ovo

De acordo com pesquisa divulgada pela Universidade chinesa de Gilian, a clara do ovo tem alta concentração de uma substância inibidora de enzimas que contribuem para o afinamento dos vasos e consequentemente para o aumento da pressão. Além disso, ao contrário da gema, a clara é livre de colesterol. A dica para consumi-la é fazer um omelete com vegetais ou ovo mexido apenas com a clara.

Uva

Rica em antioxidantes, a uva, tanto passa quanto in natura, traz uma série de benefícios e são aliadas no combate à pressão alta. Um estudo do Centro de Pesquisa em Aterosclerose e Metabolismo de Louisville, nos Estados Unidos, indicou que a ingestão da fruta diminui a tensão sanguínea em pessoas na fase de pré-hipertensão.

Iogurte natural

Uma análise realizada pela Associação Americana do coração apontou que o consumo de dois ou três potinhos de iogurte por semana pode reduzir em 30% o risco de hipertensão. A ingestão de lácteos magros ajudam o corpo a manter os níveis corretos de cálcio pois, quando a quantidade desse nutriente é muito baixa, ele adere à parede dos vasos para que o organismo possa armazená-lo, e isso diminui o espaço para circulação de sangue.

Suco de beterraba

A bebida conta com quantidade notável de nitrato, substância responsável por relaxar e dilatar os vasos sanguíneos, facilitando, assim, o fluxo do sangue. Em experiência realizada pela universidade britânica de Queen Mary, pacientes que foram tratados com 250 ml desse suco tivera, diminuição de 10mmHg na pressão sanguínea.

Chocolate

Chocolates amargos,compostos de 50% a 85% de cacau, são capazes dCe reduzir até 3mmHg na pressão sanguínea com o consumo de apenas um quadradinho. Isso porque os flavonoides do cacau estimular a formação de óxido nítrico, substância que relaxa os vasos sanguíneos.

Leia também:
Colesterol alto: substituição de alimentos ajuda a controlar o problema

Chocolate ao leite engorda mais e deve ser substituído pelo amargo
C
onsumo excessivo de refrigerantes pode causar pressão alta e outros males