Você é daquelas que diz nunca sentir sede? Tem uma baita dificuldade para beber água durante o dia e sempre acha que está bem? Pois, saiba que muitos dos sintomas da desidratação podem estar escondidos em outras atitudes suas. E assim, sua carência de líquidos e, principalmente, de água, passa desapercebida.
Leia também:
5 formas de turbinar sua água para emagrecer
Famosa emagrece com truque perigoso com água
5 erros ao beber água que detonam sua saúde
Em tese, um indivíduo de 70 kg deveria ingerir 2.450 ml de água pura por dia. Ou, também há a teoria de que para saber a quantidade ideal de água a ingerir por dia, basta multiplicar o seu peso por 35. Ou seja, é preciso ingerir 35 ml para cada 1 kg. No entanto, o consumo de outros líquidos (sucos, smoothies, chás, shakes) não substitui a água, apenas complementam.
A nutricionista Cara Clark, além de especialista renomada nos Estados Unidos e mãe de quatro filhas, ainda compartilha em seu perfil do Instagram algumas informações úteis e recomendações para saúde. Ela descreve, por exemplo, alguns dos primeiros sintomas decorrentes da desidratação. Fique atenta a alguns sinais.
Quando seu corpo está desidratado, é provável que você:
1. Se sinta cansada
Com menos reserva de fluidos para se manter na ativa, o corpo entra em estado de letargia para economizar esforços. Quando desidratada, você pode começar a sentir sono, dor de cabeça, e cansaço.
2. Tenha dificuldade de foco
Pelo mesmo motivos, algumas funções menos vitais entram em modo de “economia de bateria”. Ou seja, para seu metabolismo continuar funcionando, talvez sua atenção seja ponderada.
3. Acabe com mais fome
Para tentar garantir mais reservas de energia, e equilibrar a desaceleração do organismo, seu corpo vai mandar mensagens de que tem apetite.
4. Cometa excessos
E, como suas células estão esfomeadas e querem que tudo flua em perfeitas condições de vida e saúde, assim que você começa a comer elas começam a estocar tudo. Quando na verdade elas precisariam só de mais líquido para que as trocas fossem mais eficientes

5. Termine de mau humor
Cansada, com fome ou dor de cabeça e sem um aparente motivo, seu humor termina ácido. É aí que muita gente acaba cometendo mais excessos (de comida, álcool ou cigarro, por exemplo) para compensar, como uma forma de se premiar, o que acaba agravando ainda mais a desidratação.
6. Sinta sede excessiva
Você diz que nunca sente vontade de beber água até que, depois de muitos dias sem ir ao filtro, tem uma crise de sede absurda e acaba tomando um litro inteiro de suco de caixinha. Cuidado! Os teores de açúcar e sódio destes produtos são assustadores.
7. Acumule gordura
Um dos sintomas da desidratação, por incrível que pareça, é o ganho de peso e, o pior: em forma de gordura, basicamente. Há quem pense que beber muita água faz o corpo inchar e reter líquido, mas após sentir mais fome, cometer mais excesso, ter mais mau humor, o maior acúmulo da desidratação é de gordura.
8. Empobreça sua pele
Sem hidratação, sua pele fica empobrecida e sem viço. Os líquidos produzem na aparência dos tecidos, boa textura, tenacidade, e aspecto saudável. Já uma pele desidratada acaba parecendo mais ressequida e flácida.
9. Enfraqueça o imunológico
Um organismo sem fluidos suficientes para a circulação e realização de todas as tarefas vitais, além de menos ativo, acaba sendo também menos potente e resistente. Assim sendo, um corpo desidratado tem também o seu sistema imunológico mais fraco.