Estar perto da natureza diminui estresse, depressão, risco de câncer e mais 3 impactos

por | jul 11, 2019 | Saúde

Muitas pessoas buscam o contato com a natureza apenas em períodos de férias ou descansos prolongados. O hábito, no entanto, deveria ser diário, já que a prática pode trazer vários benefícios para a saúde física e mental.

O conselho de visitar um parque ou passear por uma floresta pode até soar banal e simplista, mas tem fundamentos científicos, reunidos e apresentados pelo site médico WebMD. Entenda como estar perto da natureza faz bem para a saúde de 6 diferentes formas.

Contato com a natureza faz bem para o corpo e para a mente

1. Pesquisadores que entrevistaram 94 adultos antes e depois de uma visita a um parque urbano apontaram que apenas 20 minutos no ambiente é capaz de aumentar a sensação de bem-estar.

2. Outro estudo mostrou que caminhar 15 minutos em uma floresta melhorou o humor em mais de 60 adultos em comparação a uma caminhada em uma área urbana. As pontuações de atenção também foram melhores após o passeio na natureza.

3. O contato com a natureza ainda é capaz de diminuir os níveis de cortisol, um marcador de estresse, melhor do que outras atividades, segundo uma revisão de 30 estudos científicos.

4. De acordo com uma revisão de 28 estudos, os níveis de depressão em adultos também diminuem após um período de proximidade com a natureza.

iStock

5. Uma imersão em uma floresta pode, segundo os cientistas, aumentar a atividade das células que ajudam a combater infecções e câncer.

6. Por fim, as pesquisas mostram que substâncias aromáticas produzidas pelas plantas e árvores têm sido associadas com menor inflamação e benefícios de proteção do cérebro.

Para os amantes da natureza