Esta condição pode te impedir de engravidar (mas é possível reverter)

por | set 15, 2018 | Saúde

Diversos fatores de saúde podem estar relacionados à dificuldade em engravidar, mas uma condição específica cada vez mais comum tem sido apontada como relacionada com a saúde fértil: a obesidade.

Obesidade diminui as chances de engravidar

De acordo com Paulo Nowak, obstetra e especialista em saúde fetal pela UNIFESP, a obesidade atrapalha a fertilidade porque desregula a atividade hormonal e afeta diretamente as funções das células responsáveis pela reprodução.

Em excesso, a gordura corporal produz quantidade maior de hormônio estrógeno, o que dificulta a reprodução.

Entre os homens, o sobrepeso reduz ainda os níveis de testosterona no organismo, comprometendo assim a produção de esperma.

iStock

Vale ressaltar que o sobrepeso, além de dificultar a fecundação, pode comprometer a saúde do feto.

Dados recentes do Ministério da Saúde apontam que 43% dos adultos brasileiros estão acima do peso e que 11% são considerados obesos. O sobrepeso, de acordo com o levantamento, afeta 47% dos homens e 39% das mulheres.

Para reverter a obesidade, é fundamental investir em reeducação alimentar e exercícios físicos, preferencialmente sob a orientação de médicos, nutricionistas e educadores físicos. Apoio psicológico também pode ser de grande valia e cirurgias digestivas, em casos específicos, não devem ser desconsideradas.

Como aumentar as chances de engravidar