Indicada para pessoas que sofrem de obesidade, a cirurgia bariátrica promove um emagrecimento que pode reduzir em 32% as chances de surgimento de câncer, segundo um recente estudo publicado na revista científica Jama. E mais: os riscos de morte pela doença diminuem em até 48% entre pessoas que passam pela operação.
Cirurgia bariátrica diminui risco de câncer
Realizado por pesquisadores da Cleveland Clinic e das Universidades dos Estados de Ohio e Louisiana, nos Estados Unidos, o trabalho científico analisou dados de 30.318 participantes durante dez anos. Entre os indivíduos, com média de 46 anos, 5.053 tinham feito uma cirurgia bariátrica.
De acordo com os estudiosos, os pacientes que realizaram a operação perderam cerca 27,5 kg, enquanto a redução de peso apresentada no grupo de controle foi de 2,7 kg.
Após o período de 10 anos, 2,9% dos pacientes do primeiro grupo e 4,9% do segundo desenvolveram algum tipo de câncer relacionado à obesidade. A incidência da doença, portanto, foi 32% menor entre as pessoas que fizeram a bariátrica.
Em relação ao óbito decorrente de câncer, ao fim do período os registros representaram 0,8% do grupo que passou pela cirurgia bariátrica e 1,4% dos demais, ou seja, um risco 48% menor para aqueles que perderam mais peso.
As conclusões do trabalho foram apresentadas no último dia 8 de junho, no encontro anual da Sociedade Americana de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.