Especiarias que acabam com a gordura do corpo

por | set 2, 2011 | Saúde

Especiarias que acabam com a gordura do corpo são uma “ferramenta” contra os alimentos gordurosos, que aumentam o peso corporal e também o colesterol. Incrementar o consumo de canela e açafrão, entre outras, pode ser de grande benefício para manter o corpo em forma.

Como quase todos os alimentos gordurosos aumentam o colesterol ruim, o consumo contínuo pode fazer disparar os níveis de triglicérides, aumentando o risco de um ataque cardíaco, por exemplo.

Mas as especiarias podem diminuir os triglicéridos em cerca de 30%.

Para comprovar a tese, pesquisadores americanos forneceram comida por 2 dias a dois grupos, com 6 homens cada, com idades entre 30-65 anos, sendo estes, consideradas pessoas saudáveis.

À cada refeição, foram adicionadas 2 colheres de sopa de ervas aromáticas, para um grupo. Para o outro, foram incluídas as mesmas quantidades de especiarias. Obedecendo intervalos de meia hora, foram realizados exames de sangue em todos os participantes no decorrer do estudo.

O grupo de homens que consumiu especiarias teve um aumento de 13% no nível de antioxidantes no organismo, e a resposta à insulina diminuiu cerca de 20%.

As especiarias usadas foram o alecrim, a canela, o açafrão, o cravo, alho em pó, a páprica e o orégano.

O estudo mostra, ainda, que as especiarias diminuem o estresse oxidativo das células, criando uma barreira natural no corpo para doenças como a artrite e a diabetes, a incidência de doenças crônicas, ou contra aquelas que podem enfraquecer o bom funcionamento do coração.

O consumo feito em apenas dois dias pelo grupo que passou pelo experimento, pode ser dividido no decorrer de uma semana na dieta rotineira, sendo importante mesclar todas as especiarias citadas para realmente obter resultados.

A pesquisa foi publicada no Journal of Nutrition, com apoio dos Institutos Ciência McCormick e National Institutes of Health, nos Estados Unidos.