Como fazer batata frita do McDonald’s mais saudável em casa

A batata frita do McDonald’s tem um sabor que dificilmente é encontrado em outros lugares. Afinal, por ser feita em escala industrial, ela leva muitos ingredientes e requer máquinas muito especiais para seu preparo. Mas dá para fazer batata frita caseira igualzinha à do restaurante. Veja a seguir como substituir os 14 ingredientes da receita defast-food usando apenas 5 alimentos.

Leia também
Como fazer “batata frita” sequinha no forno sem óleo
Receita de maionese de hamburgueria
Hambúrguer saudável leva chia e linhaça

Como é feita a batata do McDonald’s

Recentemente a rede de fast-food McDonald’s divulgou como prepara suas famosas batatas fritas. Entre os 14 ingredientes usados, estão dois aditivos derivados do petróleo: o dimetil polissiloxano, um produto não tóxico que impede a formação de espuma durante a fritura, e a butil hidroquinona, um tipo de conservante.

Óleo de canola, óleo de soja, óleo de soja hidrolisado, óleo de milho, dextrose (um tipo de açúcar), saborizante natural de carne, trigo hidrolisado, leite hidrolisado, sal, ácido cítrico, pirofosfato de sódio e batata são os outros ingredientes. 

Batata do McDonald’s feita em casa

A vlogger Brandi Millo, do site Popsugar’s, criou uma receita caseira da batata do McDonald’s. Apesar de levar ingredientes que não são assim tão saudáveis, como o xarope de milho – um tipo de açúcar que é imediatamente metabolizado pelo fígado e se transforma triglicérides – e a gordura de origem animal, são usados menos compostos químicos e mais ingredientes naturais. Que tal experimentar quando estiver com muita vontade de fast-food?

Receita de batata frita de fast-food

Ingredientes

2 batatas grandes

Óleo de amendoim (o suficiente para cobrir as batatas na frigideira)

2 colheres (de sopa) de gordura de origem animal ou ¼ de colher de sopa de caldo de carne em pó

1 a 2 colheres (de chá) de xarope de milho

Sal

Modo de fazer

Corte as batatas em fatias bem finas com cerca de meio centímetro. Em seguida, corte os palitos de cada fatia usando a mesma medida. Para substituir a dextrose usada pelo McDonald’s, coloque as batatas de molho em água com o xarope de milho e leve à geladeira por 30 minutos. Enquanto isso, aqueça o óleo de amendoim até 190 graus Celsius.

Retire as batatas da geladeira, enxugue-as bem em papel toalha e coloque-as para fritar por 90 segundos ou até que elas fiquem levemente douradas. O óleo de amendoim tem alto ponto de fervura e sabor neutro como a mistura de óleos usada pelo McDonald’s. Coloque as batatas sobre o papel toalha para eliminar o excesso de óleo e leve-as novamente a geladeira pelo tempo de 10 a 15 minutos.

Antes de fritá-las novamente, adicione a gordura de origem animal ao óleo, que deve estar em aproximadamente 200 graus Celsius. Você também pode usar aquela gordura que fica na frigideira depois que você faz o hambúrguer. Frite por cerca de 6 minutos ou até que elas fiquem bem douradas. Retire e coloque em papel toalha. Misture o caldo de carne em pó com 2 colheres (de chá) de sal e jogue sobre a batata enquanto elas ainda estão bem quentes, o que garante que esse tempero se incorpore ao alimento.