Brócolis em excesso tem risco pouquíssimo conhecido para a saúde: pode afetar tireoide

Considerado um superalimento, o brócolis não é indicado em grandes quantidades. Pelo menos é isso que afirmam as nutricionistas Lyssie Lakatos e Tammy Lakatos Shames, em entrevista ao site Business Insider.

Segundo as especialistas, comer o vegetal em grandes quantidades pode causar hipotireoidismo, que consiste na desaceleração das funções da tireoide, que regula o metabolismo do corpo.

Brócolis causaria hipotireoidismo: como?

Por conter tiocianatos, o alimento não seria indicado para o consumo por quem já teve problemas na glândula. Mas nem só quem já sofreu com estas disfunções deve ficar atento. O consumo excessivo não é indicado para qualquer pessoa por dificultar a absorção do sódio, o que também pode prejudicar a glândula.

Vale lembrar, no entanto, que dificilmente você comerá uma quantidade tão grande do vegetal a ponto de te fazer mal. A intenção das nutricionistas, na verdade, é indicar uma alimentação mais colorida e variada e não te dar uma justificativa para evitar os vegetais.

Shutterstock

Benefícios do brócolis

Por outro lado, o brócolis é um alimento que pode proporcionar grandes benefícios ao corpo. Sendo assim, o ideal é sempre inclui-lo em sua dieta.

Fonte de antioxidantes, o vegetal é capaz de combater o envelhecimento das células, reduzindo o risco de câncer e de doenças cardíacas.

O alimento é também rico em fibras, que garantem a sensação de saciedade, o que o torna um grande aliado nos pratos da dieta e permite que o intestino funcione melhor, ajudando na redução das medidas na região abdominal.

Com uma boa quantidade de cálcio, o brócolis combate a osteoporose e auxilia no fortalecimento dos dentes. Outros nutrientes como ferro e vitamina B9 também se encontram no vegetal, podendo reduzir as chances de problemas como demência, além de ser benéfico para saúde cardiovascular, controlar anemia e até garantir uma gravidez saudável.

Benefícios do brócolis